Acquia Experience apresenta as novas soluções vão moldar o futuro da experiência digital no Brasil

Branded content- A Acquia realizou em São Paulo a edição brasileira do Acquia Experience, seu principal evento de relacionamento com clientes e parceiros da América Latina. Inspirado no modelo do Acquia Engage, que ocorre anualmente nos Estados Unidos e na Europa, o encontro reuniu executivos, líderes de tecnologia e especialistas em marketing digital para discutir os rumos da experiência do consumidor (CX) e apresentar as mais recentes inovações da plataforma de Digital Experience Platform (DXP) da empresa.

Com presença marcante de empresas de segmentos como saúde, telecomunicações, educação, seguros, utilities, varejo, entre outros, o evento reforçou o posicionamento da Acquia como líder do quadrante de DXP do Gartner e detalhou sua visão estratégica para o mercado latino-americano. Atualmente, a empresa conta com 52 clientes na região, incluindo 70% das maiores universidades do Brasil e diversos players de peso em mercados altamente regulados.

Antônio Piccinini

“Hoje é o maior evento que fazemos no Brasil. É uma extensão do Acquia Engage, e trazemos aqui as principais novidades da nossa plataforma, sempre com foco em facilitar e acelerar os processos das áreas de marketing. O desafio hoje não é apenas criar experiências personalizadas, mas fazer isso com menos recursos e mais eficiência — e é aí que entra a inteligência artificial”, afirmou Antônio Piccinini, diretor regional Latam da Acquia.

Uma nova era para o conteúdo digital

A principal novidade anunciada no evento foi o lançamento, previsto para o segundo semestre de 2025, de uma nova versão da plataforma Acquia, 100% SaaS, com recursos avançados de acessibilidade, personalização e automação de conteúdo. Desenvolvida com arquitetura low-code e IA embarcada, a plataforma permitirá que empresas entreguem experiências digitais altamente relevantes com menor esforço operacional.

Entre os recursos destacados estão a integração com o Acquia DAM (Digital Asset Management), que utiliza IA para descrever ativos digitais e facilitar sua reutilização, e ferramentas de SEO inteligente que avaliam em tempo real a estrutura de páginas e conteúdo antes mesmo da publicação, aumentando a performance nos mecanismos de busca.

“A personalização exige volume de conteúdo, agilidade na gestão de campanhas e uma arquitetura digital robusta. Por isso, é fundamental que as empresas não comecem de trás para frente. Primeiro, precisam consolidar uma base tecnológica forte para, depois, escalar suas ações de CX com sucesso”, explicou Piccinini.

Parcerias estratégicas reforçam ecossistema

Outro ponto importante  do evento foi a participação de parceiros estratégicos da Acquia, como a Squadra, a C&IT e a AWS. Luis Ribeiro, Head of Engineering – Digital Platforms da C&IT, compartilhou a trajetória de mais de 10 anos de colaboração com a Acquia, incluindo a atuação no mercado asiático e a entrega de mais de 8 mil entidades digitais.

Luis Ribeiro

“A Acquia oferece flexibilidade para adoção modular da plataforma, o que é essencial para empresas que precisam migrar sem comprometer a operação. Além disso, ela investe continuamente em inovação, o que garante que seus clientes estejam sempre um passo à frente”, afirmou Ribeiro

Rafael Cichini

Já Rafael Cichini, CMO e Business Director da Squadra, destacou a sinergia com a Acquia no apoio à transformação digital de grandes empresas. “Fomos pioneiros nesse mercado com a Acquia. A nova fase da experiência digital exige soluções que gerem impacto real no negócio, e a Acquia está muito preparada para isso. Ela não apenas entrega performance, mas ajuda nossos clientes a criar experiências memoráveis.”

Investimento e presença local

Com um time cada vez mais robusto no Brasil, a Acquia anunciou investimentos significativos em suporte técnico, consultoria e relacionamento. Entre os destaques estão o modelo de atendimento com Technical Account Managers (TAMs), que atuam diretamente na arquitetura das soluções com os clientes, e o reforço de sua equipe com profissionais responsável por contas estratégicas na região.

Rogério Define

Rogério Define, diretor comercial da Acquia, frisou a evolução do mercado brasileiro e sua crescente maturidade digital. “O Brasil sempre teve um grande potencial, mas agora começa a realizá-lo de forma consistente. As empresas estão buscando soluções robustas, flexíveis e orientadas a resultados. A Acquia tem um time completo no Brasil — comercial, engenharia, pré-vendas, marketing — além de parceiros especializados para dar todo o suporte necessário.”

IA como catalisadora da experiência digital

A inteligência artificial permeia todos os produtos da nova suíte da Acquia. Seja na geração de descrições automáticas de imagens para acessibilidade, na construção inteligente de páginas otimizadas para SEO ou na recomendação de conteúdos personalizados para cada usuário, a IA é vista como essencial para escalar experiências digitais com eficiência.

“Hoje, uma empresa precisa entregar personalização em escala. Isso significa conhecer seus públicos, criar segmentos e orquestrar jornadas relevantes. Nossa plataforma foi desenhada para permitir isso de forma progressiva, ajudando empresas a evoluir de um marketing de massa para uma personalização um a um”, explicou Piccinini.

Uma plataforma SaaS para o mercado enterprise

A grande aposta da Acquia para os próximos meses é sua nova solução Acquia Experience Cloud SaaS, que unifica os principais recursos da suíte em uma oferta simples, segura e escalável. Segundo a empresa, a solução foi desenhada especificamente para o mercado enterprise, com alta exigência de performance, segurança e integração.

“Muitas plataformas SaaS de construção de sites e experiências digitais não atendem aos requisitos de grandes empresas. Nós unimos a robustez do mundo enterprise com a simplicidade do SaaS, entregando o melhor dos dois mundos”, explicou Piccinini.

O cliente no centro da inovação

Com foco total em acelerar os resultados de marketing e melhorar a experiência do cliente, a Acquia vem conquistando empresas que enxergam a experiência digital como diferencial competitivo. Mais do que oferecer uma plataforma, a empresa quer ser parceira estratégica na jornada digital de seus clientes.

“O cliente ideal não está em uma vertical específica. Está em empresas que buscam melhorar continuamente a experiência oferecida ao seu público. Nosso papel é facilitar isso com tecnologia, inteligência e parceria”, concluiu Piccinini.

Com um portfólio de soluções em constante evolução, parcerias sólidas e investimentos locais, a Acquia consolida sua presença no Brasil e reforça seu compromisso com a transformação digital dos negócios. “Tudo o que foi lançado no Acquia Engage nos Estados Unidos está sendo traduzido e adaptado à nossa realidade. O uso de IA, o foco em SEO e a unificação da jornada do cliente estão no centro da nossa estratégia”, conclui Define.

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