Agentes de IA são a grande aposta da Salesforce no Brasil

A Salesforce tem focado na velocidade de implementação de agentes de IA, com objetivo de mostrar que é possível fazê-lo em semanas, frisou Rodrigo Bessa, gerente-geral da companhia para o Brasil, em almoço com jornalistas durante o Agentforce World Tour São Paulo, evento realizado no dia 4/12, que reuniu cerca de 2400 pessoas.

Os agentes de inteligência artificial são a grande aposta da Salesforce. No Brasil, a adoção da plataforma Agentforce tem sido rápida, com algumas dezenas de clientes aderindo, como Privalia, Sem Parar e Cacau Show. “É fácil de implementar, porque o Agentforce está integrado aos produtos e os dados já estão ali”, disse, fazendo referência a empresas que já usavam soluções da Salesforce. Também é possível inserir na plataforma dados de outras soluções.

Em um futuro com diversos agentes de IA interagindo de forma autônoma, orquestração e governança são fundamentais para uma estratégia de sucesso. “Os agentes de IA que ficarem — porque não serão todos — serão aqueles que se integrarem melhor uns com os outros e entregarem mais valor”, disse Bessa.

“Quando você fala em empresa agêntica, isso gira em torno da produtividade, porque passa a ser muito mais proativa em entregar valor para os clientes”, defendeu Bessa. Mas tudo começa com o correto caso de uso. Encontrar onde faz sentido adotar agentes de IA é o primeiro — e mais importante — passo para o sucesso da adoção.

“É uma questão de eficiência operacional e custo. Por isso, tem de avaliar o caso de uso que faça sentido. E se faz isso com metodologia de descoberta para saber se trará valor para a empresa. Interagir com agentes da mesma forma como se interage hoje com colegas de trabalho é o horizonte projetado não apenas pela Salesforce.

Balanço do ano — A Salesforce não tem do que reclamar em relação a vendas. A companhia divulgou que teve lucro líquido de US$ 2,09 bilhões no terceiro trimestre fiscal de 2026, aumento de 36% em relação a igual período do ano anterior. Os números foram divulgados na última quarta-feira, 3/12. Com isso, nos três meses encerrados em outubro, a receita soma US$ 10,26 bilhões, 8,7% superior na comparação com o mesmo período do ano anterior. A Salesforce elevou as projeções para todo o ano fiscal de 2026: receita entre US$ 41,45 bilhões e US$ 41,55 bilhões.

No Brasil, na avaliação de Bessa, apesar das externalidades, o setor de tecnologia está em ritmo de inovação e com muita oportunidade de crescimento. “Tem sido um ano muito forte. Globalmente, crescemos perto de 9%, o melhor trimestre em três anos, e o crescimento do Brasil segue esta linha.” Questionado se a IA tem impulsionado esse avanço, Bessa não titubeou: “IA tem feito a virada de chave”.

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