Agibank elege o WhatsApp para levar serviços digitais para as classes C e D

O Agibank apostou na comunicação via WhatsApp e a incorporação deste canal conferiu mais velocidade no atendimento. Até o início do ano passado, quase 70% do atendimento era todo por telefone e apenas 30% no digital, uma realidade que mudou quando o banco que foca nas classes C e D decidiu oferecer um atendimento mais qualificado no canal Whatsapp. “A gente decidiu fomentar o nosso WhatsApp para que a gente conseguisse oferecer um atendimento de bastante qualidade”, contou Matheus Girardi, diretor de clientes do Agibank, em entrevista à CDTV, durante o Febraban Tech 2025.

A meta era escalar o relacionamento com inteligência de dados, construindo relacionamentos em larga escala, o que exigia uma capacidade robusta de compreender e gerenciar grandes volumes de dados de clientes. O objetivo era não apenas atender, mas também entender as necessidades desse público para oferecer produtos e serviços de forma mais eficaz e personalizada, sem necessariamente aumentar os custos na mesma proporção do crescimento.

Para isso, o Agibank investiu em automações. Com as ferramentas Salesforce, o Agibank implementou uma gestão unificada do cliente, com CRM permitindo uma visão 360º do cliente, otimizando a gestão do ciclo de vida e a produtividade da equipe de vendas. Também passou a gerenciar e automatizar o ciclo de relacionamento, permitindo vendas mais escaladas e eficientes.

O Agibank implementou jornadas de venda de crédito pré-aprovado diretamente pelo Whatsapp, obteve prevenção de churn, com a utilização de modelos preditivos para identificar clientes com sinais de possível saída, como baixo uso do aplicativo e falta de contato. A partir disso, o Whatsapp é usado como um canal de alto engajamento para fazer ofertas personalizadas e entender os motivos do distanciamento, buscando reengajar o cliente ou obter aprendizados para aprimorar produtos e jornadas. Com isso, alcançou uma redução de 25% na saída de clientes.

“Hoje mais de 95% das nossas propostas são aprovadas de forma automática, mas tem 5% que a gente precisa fazer alguma validação adicional, tem algum procedimento. E nesse sentido a gente precisa trabalhar com quais são os dados e os serviços que a gente tem disponível para realizar esse atendimento de forma rápida”, disse, completando que os correntistas esperam um atendimento de banco. Assista a integra da entrevista de Matheus Girardi, diretor de clientes do Agibank à CDTV.

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