A Ânima, um dos principais grupos educacionais do país, acaba de lançar uma ferramenta baseada em inteligência artificial que gera resumos multilíngues e transcrições automáticas de vídeos educacionais, toda baseada em tecnologias da AWS.
O chamado RECAP foi desenvolvido inicialmente como uma prova de conceito, evoluindo depois para um produto com funcionalidades básicas (para quem fala em inovês, um Produto Mínimo Viável em produção).
Por meio do Amazon Transcribe, os vídeos educacionais são transcritos automaticamente, o que garante acessibilidade inclusive para estudantes surdos.
O Amazon Bedrock gera resumos dos conteúdos, permitindo que os alunos identifiquem os pontos mais importantes com rapidez.
Já o Amazon Polly transforma os textos em áudio, oferecendo uma experiência multimodal.
O Amazon Translate possibilita a tradução dos resumos para inglês e espanhol.
A entrega dessas soluções é feita por meio do Amazon CloudFront e armazenada de forma segura e escalável no Amazon S3.
Mais de 26 mil eventos foram disparados com o uso do RECAP e cerca de 19 mil estudantes já acessaram vídeos com a funcionalidade.
“Na Ânima, inovação é também ouvir a comunidade acadêmica e propor soluções que gerem impacto real. Cada ferramenta que lançamos nasce com intenção de facilitar o acesso ao conhecimento, otimizar o tempo de estudo e tornar a jornada acadêmica mais fluida e transformadora”, afirma Bruno Machado, vice-presidente de transformação digital da companhia.
Criada em 2003, a Ânima Educação está presente em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe.
A empresa é a quarta maior organização educacional privada do país em número de estudantes e a terceira em receita líquida.
São cerca de 370 mil estudantes distribuídos em 18 instituições de ensino superior e 500 polos educacionais.
Integradas ao seu ecossistema, estão marcas como HSM, HSM University, Le Cordon Bleu e Learning Village.