Azul irá encerrar operações em 13 cidades

A Azul, empresa brasileira de aviação, anunciou que irá encerrar operações em 13 cidades, o que levará ao corte de mais de 50 rotas de voos comerciais.

Sem ainda divulgar quais cidades serão impactadas, a empresa informou que a ação faz parte do plano de recuperação judicial iniciado em maio, nos Estados Unidos.

Segundo comunicado, a Azul quer depender menos de conexões e focar suas operações nas principais praças, como os aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife.

A companhia estima que haja uma redução de 10% nas viagens, saindo de 931 para 836, o que afetará também o número de destinos por cidade e a operação sazonal, como os voos para Paris (França), durante o inverno, e para Orlando (EUA).

O corte afetará ainda o serviço de bordo, substituindo as refeições por “boxes” de café da manhã e lanches, e fará a empresa aumentar a receita com a cobrança por bagagens despachadas.

Com a redução da frota, a empresa pretende ajustar o preço das passagens e elevar a taxa de ocupação dos voos para 83%.

A recuperação judicial desobriga o pagamento aos credores por determinado período, permite a renegociação de dívidas e evita o encerramento das atividades, demissões ou atrasos nos salários, mas obriga a apresentação de um plano e a continuidade das operações.

Com o acordo feito nos EUA, a companhia negocia um financiamento de US$ 1,6 bilhão, o que reduziria sua dívida em mais de US$ 2 bilhões. A empresa espera encerrar a recuperação até o fim de fevereiro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!