A Base2 acaba de reprogramar sua história. Ao completar 20 anos no mercado de tecnologia, a empresa reposiciona sua marca: apresenta uma nova identidade visual e cria a Base/labs. Agora, a empresa opera com duas marcas distintas: a Base2, especialista em testes e qualidade de software, e a Base/labs, focada em desenvolvimento de software, Inteligência Artificial (IA) e Automação Robótica de Processos (RPA).
“Ao longo dos anos, criamos serviços e produtos a pedido dos clientes que já confiavam no nosso trabalho de qualidade de software. Com isso, nossa base, em ambos os sentidos, se ampliou muito. A nova marca prepara a Base2 para o futuro, sem perder a essência que nos trouxe até aqui”, afirma Hugo Barros, fundador e CEO da Base2. “A Base/labs nasce para isso: ser nosso espaço de criatividade e inovação, de experimentação e desenho de novas soluções”, completa.
A expectativa da Base2 é atrair mais clientes de médio e grande porte, inicialmente com foco nos setores financeiro e de construção civil. Grandes marcas já fazem parte do seu portfólio, como Direcional Engenharia, Banco Inter, Banco Santander, Banco do Brasil, Banco Itaú, Ailos, Banco BS2, Banco BMG, C&A, Unimed-BH, Drogaria Araújo, Sinqia e Bulbe Energia. A empresa tem uma equipe de 190 profissionais e escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Orlando.
A Base2 vive um momento de consolidação e expansão. A empresa segue fortalecendo sua atuação como referência em teste e qualidade de software, raízes da sua caminhada. Ao mesmo tempo, com o lançamento da Base/labs, alcança novos mercados, criando novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas para ambas as marcas.
“Muito do que a gente fez veio de demandas diretas dos clientes. A proximidade e a facilidade de comunicação sempre foram um diferencial nosso. E continuaremos na escuta, mas agora com as frentes de atuação divididas de forma mais estratégica e precisa, entregando cada vez mais soluções adaptadas às demandas específicas de cada cliente”, explica Robert Pereira, sócio-fundador da Base2.
O rebranding da Base2 consolida a evolução da trajetória da empresa em tecnologia, a partir do lançamento da Base/labs, uma marca que materializa 10 anos de experiência em desenvolvimento de software, soluções mobile, IA e automação RPA. Com um portfólio de projetos relevantes para Direcional, Blink, Bulbe Energia, Exclusive Seguros, entre outros, a Base/labs nasce para ser o braço de inovação da Base2, levando soluções ágeis e inteligentes para desafios complexos do mercado.
O CEO destaca que a entrada na matter&Co. em 2024 foi ponto de virada para a Base2. “Entrar para o ecossistema matter&Co. foi, primeiramente, um passo estratégico para ampliar nossa capacidade de entrega. Passamos a fazer parte de um Grupo que reúne expertise em governança, estratégia, inovação e tecnologia, o que nos permite oferecer soluções ainda mais completas e conectadas às necessidades dos nossos clientes. E foi também no grupo que encontramos apoio para nosso reposicionamento no mercado”, conta Hugo Barros.
Nova identidade visual
Nova identidade visual da Base2 e da Base/labs. Crédito: Almabrands
A atualização da identidade visual foi conduzida pela Almabrands, empresa de marketing que também integra o Grupo matter&Co. O projeto incluiu uma ampla pesquisa com colaboradores e clientes para mapear as percepções sobre a marca e alinhar o novo posicionamento. “A ideia era que a marca transmitisse sua alta expertise técnica — precisão, ordem e lógica — e se aproximasse visualmente do universo tech. O resultado foi uma logomarca com formato de um chip eletrônico e uma tipografia que remete aos códigos de programação”, conta Camila Alvarenga, gerente de marketing da Base2.
A história da Base2
A Base2 é fruto do desejo de empreender de quatro estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, em 2003, pretendiam desenvolver um software de código aberto para instituições de ensino. O projeto acabou engavetado pela falta de adesão. Naquela época, a ideia de um código aberto era vista com desconfiança.
Mas a frustração abriu caminho para outra aposta dos estudantes: os testes de software, uma área que ainda era pouco explorada no Brasil. Então, em 2005, nasceu a Base2, na incubadora da Fumsoft, com o nome inspirado no sistema binário (formado por dois dígitos, 0 e 1) – que é a base da computação.
O primeiro produto foi o Softeste, uma plataforma de testes, seguida de consultoria, serviços especializados e formação em qualidade de software. Em 2011, a Base2 lançou o Crowdtest, um modelo colaborativo de testes com usuários reais, que se tornou um grande sucesso da empresa, com testadores espalhados por todo o Brasil, é uma vitrine que colocou a Base2 em mais evidência no mercado.
A partir de 2019, a Base2 ganhou novas frentes, como a automação RPA e o desenvolvimento de softwares sob demanda, além do lançamento da MeloQA, a primeira plataforma brasileira de gestão de testes. Em 2024, a entrada da Base2 na matter&Co. foi decisiva para reforçar sua estrutura, acelerar o desenvolvimento de novas soluções e expandir sua presença em mercados estratégicos. Com um portfólio crescente de produtos e serviços, em 2025 a empresa percebeu a necessidade de reorganizar suas operações e renovar a sua marca.
Sobre a Base2 – Fundada em 2005, a Base2 é uma empresa de tecnologia especializada em teste e qualidade de software que também comanda a Base/labs, seu núcleo de inovação dedicado a desenvolvimento de software, Inteligência Artificial (IA), Automação Robótica de Processos (RPA) e novas demandas do setor. Com sede em Belo Horizonte, a Base2 integra o Grupo matter&Co., atendendo também de escritórios em São Paulo, Maceió e Orlando (EUA). Entre seus clientes estão Direcional Engenharia, Banco Inter, Banco Santander, Banco do Brasil, Banco Itaú, Ailos, Banco BS2, Banco BMG, C&A, Unimed-BH, Drogaria Araújo, Sinqia e Bulbe Energia.