Blip vai investir R$ 125 milhões em pesquisa e desenvolvimento até o final do ano

A Blip, plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, anuncia um investimento de R$ 125 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) até o final do ano. O recurso será utilizado com foco na evolução dos produtos digitais da companhia, alinhado com a estratégia de expansão internacional e também com a visão de futuro que a Blip enxerga para o mercado, com a adoção crescente de inteligência artificial e contatos inteligentes.

“O contato inteligente é um novo ativo estratégico das empresas que potencializa o atendimento, o engajamento e as vendas de marcas por meio de canais conversacionais, como o WhatsApp. À medida que expandimos para novos mercados, como LATAM e Europa, torna-se essencial evoluir nossos produtos para atender às necessidades específicas de cada região”, diz Sergio Passos, CPO (Chief Product Officer) da Blip.

O investimento também marca uma mudança estratégica da empresa, que está saindo de uma oferta baseada em um único produto para um portfólio com múltiplos produtos, pensados para se adequar ao estágio de maturidade e às necessidades específicas de cada segmento dos clientes que atendem.

“Vivemos uma transformação profunda no mercado com o avanço da inteligência artificial generativa e da consequente personalização das interações entre marcas e consumidores. Esse investimento nos permite acelerar a entrega de interações cada vez mais personalizadas, eficientes e inteligentes, fortalecendo nossa posição como plataforma de orquestração das experiências conversacionais e parceira estratégica de empresas que querem liderar essa nova era digital”, pontua Sergio.

O investimento em P&D da Blip está baseado em três horizontes de inovação, sendo o primeiro foco na evolução da plataforma conversacional da empresa. Isso inclui o desenvolvimento de funcionalidades avançadas e baseadas em inteligência artificial generativa, como agentes autônomos, copilotos para atendimento humano e sistemas de transformação de dados em insights acionáveis. O segundo horizonte mira na criação de novas ofertas, vendidas em modelos de negócio baseados no sucesso, reduzindo barreiras de entrada e acelerando a adoção das tecnologias. Já o terceiro horizonte, se volta para a inovação de longo prazo, com times dedicados a antecipar tendências tecnológicas e comportamentais, promovendo evoluções contínuas em produto, arquitetura e experiência do usuário.

Com um histórico recorrente de investimento em inovação, nos últimos anos a Blip manteve um investimento constante em P&D. “Investir em pesquisa e desenvolvimento demonstra nosso compromisso contínuo com inovação. À medida que chegamos a novos mercados, crescemos nosso esforço em P&D para acompanhar essa evolução para sustentar nossa agenda de inovação e desenvolvimento tecnológico”, compartilha Sergio. O executivo afirma que investir nessa área tem como principal propósito manter a Blip na posição de destaque e liderança que a empresa possui hoje no mercado, mantendo ofertas sempre à frente dos demais players e assegurando a entrega contínua de valor para os clientes.

A expectativa é que o investimento também resulte no fortalecimento de capacidades da companhia, como geração de demanda e finalização de compras diretamente nos canais conversacionais.

Principais projetos

Entre os projetos desenvolvidos pela empresa de inteligência conversacional nos últimos anos, destacam-se iniciativas como o Blip AI Agent, uma ferramenta que possibilita a criação de agentes autônomos de inteligência artificial capazes de conduzir conversas completas com clientes, solucionando dúvidas, sugerindo alternativas e executando ações de forma automatizada — o que hoje permite tratar até 80% das interações de forma independente.

Outro destaque é o Blip Copilot, uma solução desenhada a partir do uso de IA que nasceu para ampliar a produtividade dos atendentes humanos, aumentando em até 10x a performance destes e garantindo interações de alto nível com os consumidores.

A frente de P&D também vem investindo no Blip Marketing, que desenvolve funcionalidades que possibilitam a segmentação de audiências por IA, com base no comportamento em conversas anteriores, além da geração de sinais inteligentes para otimizar campanhas de anúncios em plataformas como Google, Facebook, Instagram e TikTok.

Veja também: Liderança que protege: o papel do CEO na segurança da informação

Outra inovação relevante é o Blip Go Personal, solução pioneira que possibilita que colaboradores utilizem números verificados de WhatsApp para se comunicar com clientes, com total segurança, governança e conformidade com as políticas de dados das empresas. E, para atender especialmente o mercado de pequenas empresas, foi desenvolvido o Blip Go, um produto de configuração simples que entrega os principais recursos do contato inteligente de maneira acessível e escalável, sem a necessidade de suporte técnico especializado.

A tendência que norteia grande parte das apostas da Blip é a proliferação de agentes autônomos alimentados por IA generativa. Para a empresa, o verdadeiro diferencial será a capacidade de orquestrar múltiplos agentes de forma eficiente, criando experiências hiper personalizadas em larga escala.

“Embora o investimento anunciado agora seja realizado no Brasil, ele nasce com uma perspectiva global: as soluções são desenvolvidas já considerando as especificidades dos mercados internacionais, como México e Espanha, países em que a Blip já conta com operações”, reforça o CPO da empresa.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!