A BRQ, uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, fez uma reforma na sua área de marketing com adoção de inteligência artificial, obtendo salto de 90% na eficiência operacional e uma redução de 40% nos custos operacionais da área.
As modificações fizeram uso do Fusion BRQ, uma plataforma proprietária que conecta ferramentas e linguagens generativas diversas, o que permitiu criar uma série de novos fluxos de trabalho do setor.
(A BRQ captou no ano passado um crédito de R$ 100 milhões junto ao BNDES para fazer o desenvolvimento da plataforma).
“Redesenhamos o marketing a partir da IA, e não ao redor dela. Isso envolveu a reestruturação de processos, a revisão de fluxos e adoção de novas rotinas de produção e aprovação”, detalha a CMO da BRQ Digital Solutions, Ligia Marcondes.
O ganho de eficiência operacional se mede na velocidade das entregas em comparação com os recursos investidos.
Assim, segundo Marcondes, a área de marketing da BRQ passou a entregar campanhas completas entre 3 a 5 dias, frente a um prazo anterior de três semanas de idas e voltas entre briefing, produção, revisões e aprovação final.
Outro elemento é que BRQ produz mais peças, textos, campanhas com a mesma equipe, que passou a cuidar de 100% das necessidades da empresa, que não usa mais fornecedores externos.
A empresa conseguiu encurtar os prazos porque no lugar de passar um material entre diversos funcionários até a aprovação final, os times agora trabalham juntos, com a IA criando texto, imagem e variações quase já no formato final.
No caso das chamadas “landing pages”, como são conhecidas no jargão páginas específicas para divulgar um produto X, os materiais já nascem “80% prontos”, com tom de voz e identidade da marca aplicados, exigindo apenas uma rodada curta de ajustes.
“Antes, criávamos apenas textos e peças estratégicas com o auxílio da IA, mas ainda gastávamos dias entre refações e aprovações. A partir da nova abordagem, toda a operação está organizada para tirar o melhor da GenAI, dando maior fluidez e agilidade para o fluxo”, diz Marcondes.
O uso de IA é combinado com os chamados Labs de IA, um programa de capacitação contínua em prompting, testes, experimentações e análises aplicadas dentro da ferramenta.
“Por isso, desenvolvemos uma operação de marketing totalmente adaptada à nossa realidade e feita totalmente em casa. Sabemos que a IA evolui rápido, mas só entrega valor real quando combinada à inteligência de um time preparado para explorá-la de forma consistente”, finaliza Marcondes.
Marcondes está na BRQ há 15 anos, quase metade da história da empresa, que hoje tem 2,5 mil colaboradores atuando em mais de 300 cidades no Brasil e no mundo. Entre seus clientes estão nomes como Santander, Adama, Hyundai, Instituto Porto, RD Drogasil, Bradesco Seguros e Itaú.