Cade aprova compra do Data Center do Tik Tok pelo Fundo Pátria em negóico de mais de R$ 50 bilhões

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem restrições a aquisição, pela Omnia, do Pátria Investimentos, da participação detida pela Casa dos Ventos no Data Center Pecém, no Ceará. Com a decisão, a Omnia deverá assumir 100% do capital social do empreendimento, que se tornará o maior data center dedicado a um único cliente no Brasil e tem a ByteDance, dona do TikTok, como usuária prevista.

O projeto, localizado no Porto do Pecém, soma mais de R$ 50 bilhões em investimentos e alcançou nesta semana mais um passo decisivo para sair do papel, com obras previstas para começar ainda em 2025. O data center terá consumo energético estimado em 300 megawatts (MW) e deverá iniciar operação em 2027, tornando-se o maior do país em capacidade individual.

A Omnia foi lançada em maio deste ano, mas o Pátria já participava do desenvolvimento do data center de Pecém. Com a aprovação do Cade, a Omnia assume integralmente o controle da operação. Além da estrutura do data center, devem ser construídos, no território das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, um parque eólico para abastecimento de energia e uma rede de transmissão de alta tensão. A expectativa é de que as obras comecem em 2026 e que a operação tenha início em 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!