Campus Mobile, da Claro, premia solução que usa IA para rastrear promoções de passagens aéreas

Estudantes de Ciência da Computação criaram uma solução digital que rastreia promoções de passagens aéreas com o uso de inteligência artificial. O Passabot, como é chamado, tem o objetivo de auxiliar as pessoas que buscam melhores condições de preços para viajarem. A ferramenta foi apresentada durante a 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de impacto social, inovação e fomento ao empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Desenvolvido por Alan Matheus Alves, Bianca Freitas, Fernando Vieira e Leonardo Gomes, estudantes de ciência da computação do Insper – Instituto de Pesquisa e Ensino, de São Paulo, o projeto foi vencedor na categoria de Smart Cities do concurso, como uma solução que torna a atividade em grandes centros urbanos mais eficiente. “A iniciativa de transformar nossa ideia em um aplicativo se fortaleceu quando conhecemos o Campus Mobile e decidimos nos inscrever no concurso”, conta Alan Matheus, sócio cofundador do Passabot.

O Passabot funciona como um chatbot que, utilizado no whatsapp, localiza promoções baseadas no planejamento e desejo de cada usuário. O resultado é um compilado de condições para viagem obtidos a partir do aprendizado da máquina por meio de prompts encaminhados aos usuários. A jornada se inicia na busca pelas passagens, cotação de preços e leva o cliente à compra final através de parceiros da startup.

Para Bianca Freitas, participar da 13ª edição do Campus Mobile – que contou com 58% de mulheres entre as finalistas – foi uma experiência ainda mais representativa “Durante a competição, conheci várias outras mulheres incríveis, mas mesmo com esses encontros potentes, ainda somos minoria em muitos espaços, principalmente quando se fala de tecnologia. Vencer com a Passabot foi um reconhecimento enorme, mas mais importante ainda foi perceber o impacto que a nossa presença pode causar em espaços como esse”, revela a estudante.

Com o prêmio do Campus Mobile, além de uma quantia para aperfeiçoar o projeto, a equipe embarcará em uma viagem ao Vale do Silício no mês de setembro, onde viverá uma experiência única ao visitar grandes empresas de tecnologia e universidades de referência para o setor. A equipe do PassaBot espera fazer networking e internacionalizar a solução. Sócios-fundadores do Passabot, Alan Matheus e Fernando Vieira já têm na solução suas fontes de renda. “Vivemos do que lucramos com o Passabot e temos o desejo de nos tornarmos os maiores intermediadores de compra de passagens no país”, revelam os empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!