A Casa dos Ventos, empresa brasileira de energia renovável, reduziu em 80% o tempo médio para análise de contratos complexos após implementar uma plataforma de inteligência artificial baseada no Vertex AI, tecnologia do Google Cloud.
A plataforma, batizada de C3, automatiza o mapeamento de obrigações contratuais, melhorando o controle jurídico e a gestão de riscos. Quase mil contratos já foram integrados ao sistema, com mais de oito mil obrigações identificadas.
O processo, que antes levava cerca de 40 minutos e era manual, passou a ser concluído em 8 minutos, segundo a companhia.
Além da C3, a empresa utiliza o Gemini, ferramenta de inteligência artificial do Google Workspace, para automatizar a gestão de documentos, agilizar a comunicação e aumentar a produtividade das equipes, com geração automática de minutas contratuais e sugestões para respostas de e-mails.
A Casa dos Ventos também aplica inteligência artificial na operação e comercialização de energia, usando modelos preditivos para antecipar a geração eólica e realizar manutenção preventiva, aumentando a eficiência dos ativos e a previsibilidade dos contratos.
A empresa, com quase 20 anos de mercado, possui um portfólio de aproximadamente 35 GW em projetos eólicos e solares no Brasil, e mantém parceria estratégica com a Total Energies.
Recentemente, o Baguete reportou o envolvimento da companhia na construção de data centers avaliados em R$ 50 bilhões por parte do Tik Tok no Ceará.
Segundo aponta o Poder 360, a escolha pelo Ceará se deu devido ao potencial de produção de energia limpa do estado, uma vez que a energia de data centers e IA da China não pode ser fóssil.