O Grupo Casas Bahia, uma das maiores redes varejistas do país, migrou todo seu ambiente de data warehouse para o Google Cloud Platform, com integração da plataforma da Databricks, uma das empresas mais quentes de seu nicho.
O projeto foi liderado pela Leega, companhia brasileira de consultoria e outsourcing em tecnologia.
Até então, a estrutura da varejista estava abarcada no Microsoft Azure, já em conjunto com a solução da Databricks.
Segundo a companhia, a necessidade de mudança surgiu diante do crescimento exponencial do volume de dados da Casas Bahia, impulsionado pela expansão dos negócios e pela intensificação das estratégias de transformação digital.
Com a evolução dos processos digitais, os custos operacionais aumentaram, o que levou a empresa a buscar uma plataforma mais escalável, robusta e segura.
A escolha pela Google Cloud teve como objetivo otimizar custos, ampliar a performance, aumentar a eficiência operacional e preparar a organização para uma nova fase de projetos avançados em inteligência artificial e analytics.
O projeto foi desenvolvido em três etapas principais, começando por um mapeamento completo do ambiente existente, seguido da definição da estratégia de migração e, por fim, a execução da transição.
A migração contemplou a adaptação de mais de 3,5 mil processos de dados, que foram reconstruídos no novo ambiente cloud, ajustados e validados para assegurar a integridade, a rastreabilidade e o pleno funcionamento dos sistemas.
Baseada no conceito de lakehouse, a nova arquitetura está totalmente integrada aos serviços nativos da Google Cloud e conta com tecnologias como Google Kubernetes Engine (GKE), voltado para resiliência e escalabilidade.
Além disso, o Cloud Composer, versão gerenciada do Apache Airflow, passou a atuar como o principal orquestrador dos processos de dados da companhia. O ambiente Databox também foi implantado dentro desse novo ecossistema.
Como resultado, a Casas Bahia obteve uma redução inicial de 10% nos custos de plataforma, com projeção de economia de milhões de reais até o final de 2025.
A modernização também permitiu higienizar o ambiente de dados, descontinuando processos que não geravam valor. Segundo a empresa, isso contribuiu diretamente para a redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria na governança dos dados.
Com mais de seis décadas de atuação, a Casas Bahia possui cerca de 35 mil colaboradores em mais de 500 municípios de 22 estados e no Distrito Federal.
Por meio de sua rede logística, a companhia conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 25 centros de distribuição e hubs de entrega a aproximadamente 97 milhões de clientes.
Há mais de 20 anos no mercado, a Leega é uma empresa de outsourcing especializada em soluções de data analytics e cloud, funcionando através de serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos e fábrica de software.
Com mais de 500 funcionários, a companhia tem sede em São Paulo e escritórios no Brasil e na Europa.