A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) adotou a suite da SoftExpert, multinacional catarinense especializada em software de gestão de processos de negócio (BPM), para organizar seus processos e tomada de decisões.
Antes da implantação, a CBTM utilizava ferramentas como planilhas para gerenciar aproximadamente 300 indicadores.
Com o aumento das demandas e da complexidade dos dados, tornou-se evidente a necessidade de uma solução automatizada e integrada, que trouxesse mais agilidade, padronização e eficiência.
Agora, a SoftExpert Suite é utilizada em todas as áreas da CBTM, das Seleções ao administrativo, passando por comunicação, governança e ciências do esporte.
A ferramenta permite a utilização de eventos, atividades, tarefas, decisões, linhas e outros elementos para criar processos executáveis, com recurso de arrastar e soltar em um ambiente 100% web.
Desde a implantação, cerca de 100 processos já foram automatizados, alguns com até 50 atividades, incluindo fluxos como ordem de pagamento, prestação de contas e avaliação de desempenho de atletas.
Já o módulo de documentos, tornou-se, de acordo com a entidade, essencial para a organização e rastreabilidade de arquivos, com comprovantes e notas fiscais digitalmente anexadas a processos.
Entre os resultados já percebidos, destacam-se a eliminação de retrabalho, a centralização das informações em uma única plataforma, a padronização de processos e o ganho de tempo na elaboração de relatórios, hoje gerados automaticamente com base nos dados inseridos.
“Com processos automatizados e integrados, conseguimos não apenas reduzir erros, mas também garantir um alto nível de produtividade e conformidade. A gestão documental, em especial, foi um dos maiores avanços, com acesso facilitado, armazenamento seguro e compartilhamento eficiente entre as áreas”, avalia Eduardo Carreiro, gerente de estratégia e planejamento da CBTM.
A CBTM é a entidade responsável pela gestão e organização do tênis de mesa no Brasil, sendo filiada à International Table Tennis Federations (ITTF), à ITTF Americas, à Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa (CSATM) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Na prática, a confederação organiza competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais no território brasileiro. Além disso, gerencia as seleções nacionais participantes de competições internacionais.
A organização também fomenta a prática do tênis de mesa, especialmente nas questões ligadas a projetos de detecção, formação e promoção de talentos, bem como contribui com a capacitação de profissionais para atuação no mercado do tênis de mesa.
Em atividade desde 1995, a SoftExpert conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes e 3 milhões de usuários em 50 países. Com 300 parceiros no mundo, possui alianças com marcas como AWS, Bakertilly, Deloitte, Kodak Alaris e DocuSign.
Entre os clientes da companhia, estão Bridgestone e Grupo Nueva Pescanova (da Espanha), TE Connectivity e Wika (Estados Unidos), Compagnie Ivoirienne d’Electricité (Costa do Marfim), Gedore (África do Sul), Natura, Sementes Jotabasso e Special Dog (Brasil), Secil, Luiz Simões, Banco BAI, FEHST e Prifer.