A Cloudfare, uma das maiores empresas de distribuição de conteúdo em nuvem (CDN, na sigla em inglês), está enfrentando problemas na manhã desta terça-feira, 18, tirando do ar todo tipo de site na Internet.
Os problemas afetam por exemplo o X (antigo Twitter), o Canva e a Open AI.
O site Downdetector, que mapeia quedas de serviço, já registra 4 mil queixas relacionadas ao funcionamento do Cloudflare. Curiosamente, o próprio Downdetector também está com problemas.
A busca pelos termos relacionados à queda do serviço também apareceu nos termos mais procurados do Google Trends, ferramenta de monitoramento do buscador.
Quem não caiu se prepara para cair. O TJ-RS, por exemplo, soltou um comunicado interno informando os funcionários que o eProc, um dos principais sistemas do tribunal, pode vir a enfrentar indisponibilidades.
Conhecidos pela sigla CDN, o tipo de solução oferecida pela CloudFlare funciona como uma camada de proteção para os sites, servindo para evitar ataques de DDoS e garantindo disponibilidade para os usuários.
A CloudFlare é uma das grandes fornecedoras nesse mercado, junto com a Akamai Technologies e as soluções focadas no assunto da AWS, IBM, Microsoft e outros.