Ecossistema referência em saúde no país, a Viveo concluiu o processo de transformações em seus centros de distribuição. Composta por empresas que atuam desde a fabricação, gestão de estoque e distribuição de materiais e medicamentos, a companhia investiu R$100 milhões em uma série de melhorias e modernizações, a fim de automatizar processos, simplificar e potencializar a eficiência de suas operações. Hoje, os 20 centros de distribuição (CDs) da empresa somam mais de 150 mil m² de área de armazenagem e suportam o processamento de milhões de volumes por mês.
Parte dos avanços se deve à implementação de armazéns verticais inteligentes e automatizados, que com o auxílio da tecnologia trazem agilidade e assertividade no processo de separação e expedição de produtos. O controle de inventário diário também foi uma melhoria que gerou ganhos operacionais efetivos. Com o controle diário dos estoques, foi possível passar a identificar divergências, corroborando para a eficiência do circuito.
Além disso, a empresa conta com rastreabilidade completa, que traz visibilidade em tempo real e gerenciamento mais eficiente. Já o WMS (Warehouse Management System), sistema de gerenciamento que organiza, orienta e otimiza as rotinas de separação e expedição, foi implementado em todos os centros. Ambas as medidas trazem mais segurança, eficiência e excelência aos processos.
A revisão da malha logística e a integração sistêmica e operacional também garantiram tempo de entrega mais rápido. Foram realizadas expansão e modernização na operação em Jaboatão dos Guararapes (PE), além de aportes nas unidades de Londrina (PR) e Indaial (SC). A Viveo ainda inaugurou centros completamente novos em Cajamar (SP), Nova Santa Rita (RS) e Brasília (DF), esse último dentro do complexo do Aeroporto Internacional de Brasília. Dessa forma, a empresa garante entrega nas cinco regiões brasileiras, ratificando a alta capilaridade nacional.
“Esses investimentos em estrutura e tecnologia trouxeram novas formas de gestão e armazenamento, garantindo maior agilidade na separação do pedido, além da emissão de notas mais rápida. Com a revisão da malha logística, efetuamos a entrega em uma rota mais inteligente. Pensando do ponto de vista da sustentabilidade, essa otimização nos leva a uma menor emissão de CO2. Toda essa reestruturação, foi feita em busca de se obter maior assertividade nas entregas”, garantindo um serviço melhor para os clientes e mais eficiência na gestão para a Viveo, afirma Luiz Augusto, Vice-presidente de Operações da Viveo.
Em busca de melhorar a cobertura logística a nível nacional, a Viveo que já possuía uma empresa de serviços logísticos – a Health Log, avançou na verticalização e adquiriu seu principal parceiro em transportes: a BSB. A partir da roteirização inteligente, redução de custos de frete e prazos de entrega assertivos, a companhia garante entregas tanto à longa distância como em proximidade, diferencial competitivo extremamente relevante quando comparado aos demais concorrentes do setor.
Para Luiz, esses esforços consolidam uma logística moderna e eficiente, com uma frota que percorre cerca de 900 mil quilômetros por mês e possibilita entregas em até 24 horas nas capitais, cobrindo 80% dos hospitais privados do país. Com esses avanços, a Viveo reforça seu propósito em “Cuidar de Cada Vida”, tornando a logística um diferencial competitivo para o setor da saúde.