A ICL, líder global em soluções e produtos inovadores para a agricultura, vive um momento de forte expansão no Brasil e, para manter o ritmo, aposta em tecnologia para gestão de gastos e garantir eficiência em processos críticos. Em parceria com a ACG|PagCorp, fintech de meios de pagamento e gestão de despesas corporativas, a empresa tem conseguido integrar automação, inteligência artificial e controle financeiro em um modelo que acompanha a complexidade de suas operações no agro.
“Como não trabalhamos com commodities, nosso esforço de vendas precisa ser ativo, estratégico. Isso se traduz em milhares de ações de marketing ao longo do ano”, explica Rafael Butke, diretor de Marketing Estratégico da ICL para a América do Sul. Com cerca de 750 representantes no campo, a empresa organiza e participa de eventos, vitrines tecnológicas e ações com distribuidores.
Hoje, aproximadamente, 600 cartões PagCorp são utilizados por colaboradores da ICL, com dois usos distintos: corporativo e marketing. Enquanto o cartão corporativo cobre despesas como estacionamento, combustível, hospedagem e alimentação, o de marketing é voltado a ações de divulgação (campanhas, brindes, eventos etc.) planejadas ao longo do ano.
O PagCorp leva às empresas o controle centralizado das despesas, o monitoramento instantâneo de transações e a análise com base nas políticas da empresa, além de eficiência nos processos administrativos e financeiros. Para os colaboradores, elimina a necessidade de uso de dinheiro próprio, oferece agilidade na prestação de contas, maior autonomia para realizar despesas e a eliminação de burocracias, como elaboração de relatórios de prestação de contas ou armazenamento físico de recibos/notas fiscais. Também categoriza automaticamente as despesas, emite relatórios inteligentes e permite prestação de contas 100% digital, via aplicativo e WhatsApp.
A parceria entre as empresas reflete a confiança que o mercado deposita na AGC | PagCorp, cujo volume transacionado saltou de R$ 1,7 bilhão em 2021 para R$ 12 bilhões em 2024. Atualmente, a fintech conta com uma carteira de mais de 5 mil clientes dos mais diversos portes e segmentos e é um dos principais players em gestão de despesas corporativas do país.
Planejamento e flexibilidade
Um dos pontos mais valorizados pela ICL na solução PagCorp é a flexibilidade para definir os limites dos cartões de acordo com o planejamento anual de marketing. Os valores são provisionados individualmente, conforme as ações previstas para cada colaborador ao longo do mês. Tudo isso é feito de forma automatizada dentro do próprio sistema.
“A ferramenta é moldada para o nosso uso. Subimos o planejamento diretamente nela, sem depender de planilhas externas, e conseguimos ajustar os limites de forma rápida. Isso representa uma economia enorme de tempo para o time”, afirma Rafael Butke.
De acordo com Liliane Josua Czarny, sócia e co-CEO da ACG | PagCorp, esse nível de flexibilidade é parte da proposta da solução. “Nosso objetivo é tornar os processos mais fáceis, sem renunciar ao controle. A possibilidade de configurar cartões por centro de custo e por
política de uso garante agilidade, transparência e governança.”
Inteligência artificial aplicada ao controle de gastos
A tecnologia de inteligência artificial recentemente incorporada ao PagCorp tem um papel estratégico na rotina da ICL. Com centenas de colaboradores utilizando cartões em campo, revisar comprovantes manualmente seria inviável, o sistema automatiza essa checagem inicial com alta precisão.
A IA identifica divergências entre valores declarados e comprovados, sinaliza gastos fora da política da empresa e alerta sobre limites ultrapassados ou comprovantes não entregues. Tudo isso em uma interface intuitiva, que permite aprovação ou reprovação com poucos cliques.
“Essa inteligência é fundamental para que times enxutos operem em grande escala. Hoje temos seis pessoas no time de marketing gerenciando mais de 10 mil ações por ano. Sem automação, seria impossível”, diz Rafael Butke.
“O desenvolvimento recente de ferramentas de Inteligência Artificial permite que dados que antes eram ignorados pelas empresas possam se transformar em informações relevantes. Dados que ficam perdidos em documentos esquecidos em uma pasta qualquer hoje podem ser lidos de forma automática e resumidos de maneira útil. O nosso sistema faz uso dessas capacidades para, de forma crescente, garantir que todos os dados brutos disponíveis no PagCorp possam se transformar em informações que melhoram o controle de gastos corporativos das empresas que usam o sistema”, explica Dan Josua, sócio e diretor de Inovação da ACG | PagCorp.
Mais agilidade, menos burocracia
O PagCorp também ajuda a contornar a complexidade dos fluxos internos de pagamento. “Como o marketing é responsável por tantas ações, nossos gastos passam por outros departamentos, como Contabilidade, Fiscal, Suprimentos. Em determinados momentos do ano, temos auditorias. Com o PagCorp, conseguimos agilidade, sem perder a rastreabilidade e o compliance”, ressalta Rafael Butke.
Com mais de cinco anos de parceria, ACG | PagCorp e ICL vêm evoluindo juntas na digitalização da gestão de despesas. O uso estratégico da tecnologia — da automação ao uso de IA — tem permitido que a ICL mantenha o foco no que realmente importa: inovar e crescer no agronegócio com eficiência.
“A transformação digital está presente em todas as frentes da nossa operação, não só nos produtos e serviços, mas também na forma como organizamos nossos processos internos. E nesse sentido, a ACG | PagCorp é uma parceira fundamental”, finaliza Rafael Butke.