Contra OpenAI e Google, Zuckberg anuncia ‘centenas de bilhões de dólares’ em data centers de IA para superinteligência

Para acirrar a briga com as rivais OpenAI e Google, Mark Zuckerberg revelou que a Meta vai investir centenas de bilhões de dólares – mas não adiantou valores- para construir diversos data centers de IA para superinteligência, que significa acelerar o trabalho em máquinas para superar os humanos em muitas tarefas.

O primeiro data center de vários gigawatts, batizado de Prometheus, está previsto para entrar em operação em 2026, enquanto outro, chamado Hyperion, poderá escalar até 5 gigawatts nos próximos anos, revelou Zuckerberg em uma publicação em sua plataforma de mídia social Threads. “Também estamos construindo vários outros clusters titãs. Apenas um deles cobre uma parte significativa da área de Manhattan (Nova York)”, adicionou.

Ele também destacou um relatório da publicação do setor SemiAnalysis, segundo o qual a Meta estava a caminho de se tornar o primeiro laboratório de IA a colocar um supercluster com mais de gigawatts em operação. A empresa, que gerou quase US$ 165 bilhões em receita no ano passado, reorganizou, no mês passado, seus esforços de IA sob uma divisão chamada Superintelligence Labs, após contratempos com seu modelo de código aberto Llama 4 e saídas de funcionários relevantes.

A empresa aposta que a divisão gerará novos fluxos de caixa com o aplicativo Meta AI, ferramentas de anúncios de imagem para vídeo e óculos inteligentes. E Zuckerberg não está poupando dinheiro. Nas últimas semanas, ele liderou pessoalmente uma busca agressiva por talentos para o Meta Superintelligence Labs, que será liderado pelo ex-CEO da Scale AI, Alexandr Wang, e pelo ex-chefe do GitHub, Nat Friedman, após a Meta investir US$ 14,3 bilhões na Scale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!