A Cultura Inglesa, uma das maiores instituições de ensino de idiomas do Brasil, desenvolveu internamente um assistente virtual baseado na IA generativa da OpenAI, criadora do ChatGPT, para atender os alunos e complementar o processo de ensino-aprendizagem.
Apesar de usar um modelo já treinado, a equipe interna da instituição desenvolveu um “personagem” pedagógico com comportamento ajustado para atuar como tutor, sendo capaz de identificar o nível de inglês do estudante, adaptar a linguagem e estimular o raciocínio ao invés de fornecer respostas prontas, como faria um chatbot tradicional.
“Não se trata de mais um atendente automatizado, mas de um agente com comportamento de professor”, explica Bruno Degani, diretor de tecnologia da Cultura Inglesa.
Treinado com base nos materiais dos cursos da escola de idiomas, o assistente também orienta a resolução de questões administrativas, como segunda via de boleto ou dúvidas sobre matrícula.
A IA opera em uma conta privada, sem alimentar a base pública da OpenAI, e não envolve machine learning contínuo, mas sim curadoria manual.
Desde sua implementação, a ferramenta já atende cerca de 50% da base de alunos da Cultura Inglesa, com planos de chegar a 80 mil estudantes até o fim de 2025.
Com os estudantes podendo tirar dúvidas com mais independência, a ideia é que os professores possam usar o tempo de aula para engajar os estudantes ainda mais em atividades interativas focadas na oralidade.
“O que criamos é um apoio real à jornada de aprendizagem. É como ter um professor particular disponível o tempo todo, mas com a inteligência e o cuidado de quem conhece profundamente nosso conteúdo e nossos alunos”, resume Degani.
Agora, a equipe interna segue trabalhando na evolução da ferramenta, com planos de automação da curadoria, futuras integrações com sistemas acadêmicos e possíveis recursos de voz.
Fundada há 87 anos, a Cultura Inglesa se define como “a maior escola de inglês sem franquias” no país. A empresa tem um plano de expansão até 2030, quando projeta alcançar 350 franquias em todo o Brasil.