Data centers demandarão US$ 6,7 trilhões em investimentos até 2030, aponta McKinsey

Uma análise recente da consultoria McKinsey revela um cenário de transformação acelerada e expansão sem precedentes para o setor de data centers. Até 2030, serão necessários cerca de US$ 6,7 trilhões em investimentos globais para atender à crescente demanda por poder computacional — 70% desse montante será impulsionado pelas cargas de trabalho de inteligência artificial (IA).

Segundo Pankaj Sachdeva, sócio sênior da McKinsey, “na próxima década, o setor passará por uma curva em S de crescimento da demanda para dar suporte à infraestrutura que impulsionará a revolução digital e continuará a impulsionar a revolução da nuvem”. O especialista destaca que não basta aprimorar os data centers existentes — será essencial construir novas estruturas em ritmo acelerado para atender à nova realidade tecnológica.

Veja também: Liderança que protege: o papel do CEO na segurança da informação

A ascensão da IA e a corrida pelo poder computacional

O principal motor dessa demanda é a crescente adoção de tecnologias baseadas em IA, que exigem infraestrutura robusta e escalável. O chamado poder computacional — que engloba hardware, processadores, memória, armazenamento e energia — tornou-se um dos ativos mais estratégicos desta década. As cargas de trabalho de IA e também as não relacionadas à IA continuarão a ser os principais vetores de crescimento da capacidade global dos data centers, como aponta o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!