A digitalização sempre foi prioridade para o Rio Grande do Sul e no momento das enchentes do ano passado se mostrou ainda mais relevante, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que participou do 52°Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), que acontece em Brasília, com a organização da ABEP-TIC, e realização da Network Eventos. O Rio Grande do Sul venceu a 6ª edição do Índice Abep-TIC de oferta de serviços públicos digitais dos governos estaduais e distrital, divulgado, nesta quarta-feira, 6/8.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Leite detalhou o uso de inteligência artificial no Estado. Um dos exemplos dados pelo governador é uso da tecnologia para fazer cruzamentos das bases de dados para criar um mapa de georeferenciamento capaz de identificar áreas que foram atingidas pela enchente. “Isso nos permitiu liberar em uma semana recursos para a população que foi atingida”, ressaltou.
O Estado do RS também está usando inteligência artificial generativa para fazer análise preditiva da evasão escolar, identificando antecipadamente quais alunos teriam perfil com mais chances de abandonar o ensino. Já a ‘Guria’, assistente virtual do governo estadual, faz interação com o cidadão, respondendo os questionamentos. “Ela também avança no workflow para recomendar onde resolve o serviço e já entregar mastigado para o cidadão o que ele precisa”, explicou.
Leite admitiu que a burocracia é um enorme desafio para o serviço público. “Nossa missão é colocar o cidadão no centro. Ele tem de ser a razão e a nossa provocação para melhorar a oferta dos serviços”. Assista a entrevista com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.