Elea e Oracle assinam memorando para Rio AI City

A Elea Data Centers, uma das maiores empresas de data centers do país, assinou um memorando de entendimentos com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Oracle para desenvolver iniciativas de inteligência artificial.

Segundo a empresa, o objetivo é impulsionar a Rio AI City, um hub de data centers que prevê parcerias público-privadas para instalações na região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, com foco em suportar o crescimento das aplicações de inteligência artificial e computação em nuvem.

Essa “cidade de data centers” nascerá integrada ao hub de cabos submarinos, à malha energética disponível e à conectividade local, utilizando exclusivamente energia proveniente de fontes renováveis.

Em maio, a Elea já havia anunciado que pretende expandir sua capacidade energética para até 3,2 GW no Rio de Janeiro com investimento “da ordem de bilhões de dólares”, sem especificar a cifra.

Atualmente, a companhia está construindo seu segundo data center na capital fluminense, que deve adicionar 80 MW de capacidade em 2026. Na sequência, serão entregues as unidades RJO3 e RJO4, que acrescentarão, aproximadamente, outros 120 MW. 

A expansão deve seguir de forma contínua até atingir 1,3 GW adicionais, consolidando a meta de 1,5 GW na primeira fase — com potencial de alcançar até 3,2 GW em fases futuras.

“Com essa parceria, damos um passo decisivo para atingir nosso propósito. O Rio AI City é um projeto que nasce com infraestrutura robusta, energia limpa e alta conectividade, pronto para atrair talentos e negócios que moldarão a próxima era digital. O Brasil, e especialmente o Rio de Janeiro, têm agora a oportunidade de estar no centro desse movimento global de transformação”, afirmou Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea Data Centers.

Apesar da participação da Oracle no memorando, não está claro qual será o papel da companhia no projeto de data centers.

Segundo IT Fórum, a empresa adicionará sua expertise internacional, disponibilizando tecnologia de ponta a ponta para o mercado brasileiro e latino-americano.

“Com o Rio AI City, reforçamos o compromisso da Oracle em disponibilizar ao Brasil e à América Latina tecnologia de ponta em IA e infraestrutura de data centers. Queremos apoiar empresas e instituições a inovarem mais rápido, com soluções seguras, escaláveis e sustentáveis”, reforçou Alexandre Maioral, presidente da Oracle no Brasil.

Criada em 2018 pela Piemonte Holding, a Elea tem sede na capital carioca e conta com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país. Atualmente, são dois sites em Porto Alegre, dois em Brasília, três em São Paulo, um em Curitiba e um no Rio de Janeiro.

A Oracle foi fundada em 1977 e soma mais de 400 mil clientes em 21 indústrias. O faturamento da multinacional é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2024, foi de US$ 52,9 bilhões.

No Brasil, a americana tem clientes como Vivo, Grupo Bimbo, Petz, Anima Educação, Globo, B3, Itaú, Bradesco, TIM, Oxxo, iFood, Facily, Grupo Herval, SkyOne, Mutant, Mercado Eletrônico, Sambatech, Suzano e WildLife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!