A Elo, uma das principais empresas brasileiras de tecnologia de pagamentos, implementou um data lake de dados ESG a partir da infraestrutura de nuvem da Microsoft e da Amazon Web Services (AWS), combinada com o Microsoft Sustainability Manager.
O projeto da BlueShift, especializada em soluções de inteligência artificial, big data e análise de dados, visa a disponibilização de indicadores de métricas socioambientais e de governança, automatização e aceleração de preenchimento dos principais frameworks e definição da estratégia da área.
Antes, a coleta e o tratamento dos dados ESG eram distribuídos entre diversas áreas e dependiam de processos manuais. A falta de integração tornava os processos de coleta de informação, construção do reporting e tomada de decisão mais lentos.
Com a necessidade de modernizar esse processo, a Elo adotou soluções que utilizam automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) para coletar dados de múltiplas áreas da companhia, aplicar padrões de tratamento e governança de dados do data lake e integrá-los automaticamente à plataforma de sustentabilidade da Microsoft.
Isso gerou uma base de dados unificada, governável e auditável, com indicadores atualizados mensalmente. O destaque foi a redução de 42% no tempo de coleta e processamento de dados, que permitiu a alocação do time em atividades mais estratégicas.
“Além disso, houve a automação de cerca de 100 requisitos ESG, cobrindo marcos regulatórios como GRI e GHG Protocol, o que contribuiu para a eliminação de processos manuais e fortaleceu a governança ambiental da companhia”, destaca Andreia El Haber Limão, responsável pela área de ESG da Elo.
Fundada em 2011 com foco em cartões de débito e crédito, a Elo ampliou sua atuação para outros negócios desde então.
Hoje, a marca possui uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios.
Desde 2012 em atuação, a BlueShift oferece soluções em inteligência artificial, big data, análise de dados e mais. Baseada em São Paulo, a empresa é parceira de marcas como Microsoft, Google Cloud, Oracle, Databricks, AWS e Denodo.