Elo mobiliza times e estrutura de tecnologia para garantir estabilidade em transações durante Black Friday

Em um dos períodos mais agitados do varejo, a Elo, empresa brasileira de tecnologia de pagamentos, anuncia a ativação de sua operação especial para a Black Friday 2025. A companhia reforçou sua infraestrutura de tecnologia e segurança cibernética para garantir a estabilidade, o alto desempenho e a proteção de bilhões de transações esperadas durante o evento, que se estende até a Cyber Monday. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte robusto aos parceiros e uma experiência de compra fluida e segura para o consumidor final.

Em um setor que movimenta mais de R$ 4 trilhões por ano e que já cresceu 10,4% em 2025 — ultrapassando R$ 3 trilhões em transações até setembro, segundo a Abecs —, a Black Friday é o teste de estresse definitivo. Com o quarto trimestre concentrando o maior volume de vendas, a capacidade de processar milhões de transações por hora de forma segura e ininterrupta se torna um grande diferencial competitivo.

Para orquestrar essa operação, a Elo conta com o Command Center Elo (CCE), que funciona como o cérebro da operação e entra em regime de “sala de guerra” 24/7. No local, as equipes especializadas em infraestrutura, segurança, aplicações e operações monitoram em tempo real, utilizando plataformas de observabilidade, como Datadog, para acompanhar cada transação.

“A Black Friday é a oportunidade perfeita para demonstrarmos o alto nível de robustez e inteligência de dados da nossa infraestrutura tecnológica. O nosso Command Center opera de maneira integrada com as equipes dos parceiros, acompanhando os processos automatizados para garantir resiliência e disponibilidade durante os picos de demanda, com o objetivo de proporcionar ao cliente uma experiência rápida, segura e sem interrupções”, afirma Arlei Roberto Francioli Junior, Gerente Executivo de Tecnologia da Elo.

Além da estrutura física e humana, a companhia se apoia em um arsenal de tecnologias de ponta para proteger todo o ecossistema. Soluções de tokenização, que protegem os dados do cartão, e ferramentas antifraude baseadas em inteligência artificial são essenciais para mitigar riscos em um período de alta vulnerabilidade. Na Elo, a relevância desse tipo de tecnologia é inegável: as transações tokenizadas já correspondem a quase metade do total de operações efetuadas pela companhia.

“Nossa capacidade de processamento não se resume a um único dia. É o resultado de um planejamento constante para garantir disponibilidade e a experiência perfeita para os portadores do cartão Elo, especialmente em datas de alta demanda como esta, complementa Arlei. A operação especial da Elo reforça seu posicionamento como uma empresa de tecnologia de pagamentos que oferece a estrutura necessária para o varejo prosperar e os clientes realizarem suas compras com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!