Em principal evento anual, TOTVS apresenta agentes de IA

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, avançou ainda mais na aplicação de Inteligência Artificial aos negócios ao anunciar seu ecossistema de agentes de IA e promover importantes discussões sobre o tema durante o Universo TOTVS 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e negócios da América Latina.

A companhia também anunciou uma loja online de agentes que será disponibilizada para clientes que utilizam a TOTVS Cloud, nuvem proprietária da empresa, e vai ampliar o uso inteligente de dados para tomada de decisões na gestão das empresas. A novidade foi apresentada pelo CEO da TOTVS, Dennis Herszkowicz, durante sua palestra de abertura do mega evento. A edição de 2025 do Universo TOTVS contou com mais de 20 mil participantes nos dois dias e a presença de 142 marcas parceiras, entre patrocinadores, clientes, parceiros de educação e mídia. A programação contou com mais de 300 conteúdos, incluindo masterclasses, painéis, tracks, aulas práticas e teóricas, que exploraram as tendências mais inovadoras em tecnologia e gestão empresarial.

Em sua apresentação, Herszkowicz reforçou a importância da governança e segurança de dados, afirmando que “sem dados, não há Inteligência Artificial”, ressaltando ainda que a IA deve sempre caminhar lado a lado com a inteligência humana (IH), ampliando as capacidades humanas. “A grande vantagem competitiva da TOTVS é o conhecimento acumulado em cada segmento da economia ao longo de mais de quatro décadas, com 1/4 do PIB brasileiro passando pelos nossos sistemas em todos os segmentos da economia, em portes diferentes de empresas e em todas as geografias do Brasil e da América Latina. Isso nos dá um nível de conhecimento e um acesso a uma massa de dados que torna a TOTVS uma grande expert para a criação desses agentes que podem fazer a diferença dentro do dia a dia das empresas. O futuro da IA já chegou na TOTVS, como eu havia dito ano passado. Pensou IA, pensou TOTVS”, concluiu.

Para ilustrar as aplicações práticas da IA nos negócios, subiram ao palco principal do evento Gustavo Bastos, vice-presidente de Plataformas; Marcelo Cosentino, vice-presidente de Negócios para Segmentos; Gustavo Avelar, vice-presidente da RD Station; e Alexandre Apendino, vice-presidente de Atendimento e Relacionamento. Juntos, eles apresentaram soluções específicas para segmentos como logística, atacado e varejo, construção civil, RH, finanças e marketing, além de abordar temas como a reforma tributária. Alexandre Apendino detalhou os três passos essenciais para implementar IA nas empresas: atualizar o ERP para a última versão, migrar para a nuvem da TOTVS e organizar a base de dados.

Outra novidade da TOTVS dentro do tema de Inteligência Artificial foi o lançamento da pesquisa “Panorama IA nas empresas brasileiras” em uma coletiva de imprensa conduzida por Dennis Herszkowicz e Cristiano Nobrega, CDAIO da TOTVS. O estudo revelou que 50% das empresas brasileiras ainda não utilizam IA de forma estruturada, enquanto apenas 7% conseguem medir o retorno sobre o investimento (ROI) nesta tecnologia. Entre as principais barreiras para adoção estratégica estão a falta de profissionais qualificados, preocupações com segurança e dificuldade em mensurar resultados. A TOTVS posicionou seus Agentes de IA como uma solução promissora para superar esses desafios e aumentar a produtividade. LINK 

Ampliando as discussões sobre IA, o near futurist Neil Redding apresentou a masterclass “O futuro próximo dos negócios com agentes de IA”, comparando a Inteligência Artificial ao descobrimento do fogo e ao desenvolvimento de uma nova espécie, destacando sua evolução em cinco estágios, desde o uso de prompts até a fase final de simbiose entre humanos e máquinas. Segundo Neil, “não há mais tempo para ficar esperando nos bastidores. É por isso que estou tão focado hoje em como todos nós podemos participar e trabalhar com IA. Porque não é apenas um imperativo comercial, é um imperativo de nível humano.”

A especialista em IA e inovação Sharon Gai, também discutiu o tema em sua apresentação “Como escalar negócios fazendo mais com menos na era da IA”. Sharon provocou reflexões sobre o impacto da IA no mercado de trabalho e destacou que “se você não estiver usando IA no seu trabalho em 2025, é como se estivesse entrando em uma corrida com uma carroça quando todos os outros têm uma Ferrari.” A especialista também enfatizou a importância da originalidade e adaptabilidade humana frente às mudanças tecnológicas.

Além do tema de IA, a TOTVS destacou o futuro da digitalização brasileira no painel “O futuro digital do Brasil é agora: BD30+”, liderado por Laércio Cosentino, fundador e chairman da TOTVS e Brasscom. Cosentino abordou os seis pilares estratégicos do Plano Brasil Digital 2030+, que busca acelerar a transformação digital do país com metas tangíveis e ações multissetoriais, e terminou o painel com a mensagem: “Viver IA, é também pensar no futuro das próximas gerações.”

Os vice-presidentes da TOTVS também apresentaram conteúdos individuais no evento:

Gustavo Bastos, VP de Plataformas, trouxe o “Roadmap das plataformas e tecnologias TOTVS”, destacando a importância da nuvem na estratégia da TOTVS, enfatizando o uso de soluções híbridas que combinam nuvens públicas e privadas para oferecer flexibilidade, segurança e redução de custos aos clientes. Ele apresentou avanços como telemetria focada em aplicações, melhorias na interface do T-Cloud, plataforma de gestão da nuvem da TOTVS, e o uso intensivo de IA para otimizar processos e atendimento. Também falou sobre a Agent Store, um canal para distribuição de agentes de IA, reforçando o compromisso da TOTVS com inovação e experiência do cliente, incluindo a modernização de interfaces e integração entre produtos.
Marcelo Cosentino, VP de Negócios para Segmentos, apresentou a palestra “TOTVS Gestão: potencializando seu negócio com soluções TOTVS”, com as novas interfaces de produtos TOTVS, projetadas para melhorar a usabilidade sem comprometer a profundidade técnica. O executivo mostrou exemplos de relatórios personalizados e ferramentas mais intuitivas, destacando o respeito ao legado dos clientes. Além disso, anunciou novos produtos para setores de varejo, manufatura e saúde, com foco em automação, inteligência artificial e soluções específicas para atender demandas complexas, como logística e gestão da reforma tributária.
Gustavo Avelar, VP da RD Station, subiu ao palco para falar sobre “RD Station: acelerar e convergir”, mostrando a evolução das soluções voltadas para marketing, vendas e pós-vendas, integrando dados e inteligência artificial para aumentar a eficiência comercial. Avelar destacou o impacto das ferramentas da RD Station na geração de leads, engajamento e análise de resultados, além de apresentar casos de sucesso em diferentes indústrias e reforçar o papel da IA na personalização de estratégias e na melhoria da experiência do cliente.
Mauro Wulkan, CEO da TOTVS Techfin, JV entre TOTVS e Itaú, falou na plenária principal sobre o portfólio da unidade de negócio, com destaque para o conceito de ERP Banking, ou seja, a integração de crédito e pagamentos ao sistema de gestão. No palco, Mauro trouxe depoimentos de clientes que já têm se beneficiado de soluções da TOTVS Techfin. 

O evento também teve a participação especial do músico e empresário Sorocaba, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, na apresentação “O sertanejo é pop: os negócios por trás da música que encanta o Brasil”. O músico compartilhou sua trajetória empreendedora e destacou o uso da tecnologia no agronegócio e na música. Quando questionado sobre o que o motiva, a resposta do músico foi clara: “o que me dá prazer é estar em cima do palco, sentir a energia das pessoas, mexer com os sentimentos delas. Além disso, eu amo o processo criativo. Estar no estúdio, criando coisas novas, buscando lugares onde ainda não chegamos… Isso me move. Hoje temos ferramentas como o ChatGPT e outras tecnologias que ajudam no processo criativo mas, no final das contas, o que faz a diferença é o que está dentro de nós, a essência humana”. O momento culminou em um pocket show que animou o público.

Com uma programação robusta e discussões relevantes, o Universo TOTVS 2025 consolida-se como um marco na agenda de tecnologia e negócios da América Latina, reafirmando o compromisso da TOTVS em liderar a transformação digital e empoderar empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Sobre a TOTVS

Maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS cria soluções para potencializar a evolução das pessoas e das empresas. Com mais de 70 mil clientes no Brasil e em diversos países da América Latina, possui um ecossistema completo de tecnologia baseado em 3 unidades de negócio: TOTVS Gestão, com ERPs, soluções cross e sistemas especializados que garantem mais produtividade, eficiência e governança; RD Station, com ferramentas digitais de marketing, vendas e relacionamento para as empresas impulsionarem seus negócios e crescerem; e TOTVS Techfin, o ERP banking que oferece soluções de crédito B2B e pagamento para ampliar, simplificar e democratizar o acesso das empresas a serviços financeiros. Nos últimos 5 anos, a TOTVS investiu R$3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, com destaque para Inteligência Artificial, buscando inovar cada vez mais para ser o trusted advisor de seus clientes. As empresas que movem o país confiam na TOTVS. O Brasil, que faz, faz com TOTVS. Saiba mais em: http://www.totvs.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!