A Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), implementou a plataforma Omaha, da TP-Link, líder de mercado de roteadores, em mais de 2 mil escolas públicas estaduais, em um projeto realizado pela integradora MTEC.
Antes da implementação, as escolas enfrentavam desafios em relação ao gerenciamento de equipamentos, que dificultavam o controle de rede. Além disso, havia baixa cobertura de sinal Wi-Fi e lentidão nas plataformas digitais.
O principal objetivo era ampliar a cobertura de rede cabeada e Wi-Fi nas instituições de ensino, atendendo tanto à demanda de conectividade por parte de alunos e professores quanto aos requisitos técnicos das plataformas educacionais digitais adotadas pela rede estadual.
Dividido em duas fases, o projeto contemplou a adoção de switches, dispositivos que permitem interligar equipamentos em uma rede local.
A primeira etapa cobriu toda a instalação da rede. Na segunda fase, o objetivo foi realizar um upgrade para melhorar a conectividade nas escolas atendidas, que contam com o suporte de 65 técnicos especializados para manutenção e acompanhamento.
Os equipamentos passaram a alimentar os pontos de acesso via ethernet, tecnologia que permite transmitir energia e dados por meio de um único cabo de rede.
Segundo a empresa, isso facilita a expansão da rede Wi-Fi ao mesmo tempo em que proporciona mais estabilidade, velocidade e controle nas conexões cabeadas.
De acordo com Paulo Cesar Waltrick, coordenador de infraestrutura e equipamentos da SEED-PR, a qualidade da internet é peça-chave para o processo pedagógico, com os professores utilizando diversos softwares e ambientes virtuais e os alunos acessando conteúdos em tempo real.
“Atualmente conseguimos monitorar, controlar acessos e evitar problemas como loop de rede, além de ganhar maior velocidade e reduzir drasticamente o número de chamados técnicos por indisponibilidade de rede”, destaca Waltrick.
Sediada em Brasília, a MTEC iniciou suas atividades em 1985 como uma assistência técnica de produtos de informática. Hoje, a maior parte de seus clientes atuam no setor público. Entre eles, estão nomes como Marinha do Brasil, BRB, SESI e SENAI.
Já a TP-Link é uma multinacional chinesa fundada em 1996, especializada em soluções para redes domésticas e corporativas, pioneira no lançamento de produtos com Wi-Fi 7. A empresa está presente em mais de 170 países, com 42 subsidiárias e 23 centros de atendimento ao cliente.
Além disso, tem centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em locais como Irvine, nos Estados Unidos, e fábricas próprias na China, no Vietnã e uma unidade em construção no Brasil, na cidade catarinense de Joinville.