A Amazon Web Services (AWS) estaria substituindo cerca de 100 funcionários por inteligência artificial, principalmente em funções de marketing e divulgação, além de suporte de linha de frente.
Embora tenha se recusado a fornecer detalhes sobre os números ou quais equipes estão envolvidas, a companhia confirmou os cortes ao site britânico The Register.
“Após uma revisão completa da nossa organização, das nossas prioridades e do que precisamos focar daqui para frente, tomamos a difícil decisão comercial de eliminar algumas funções em equipes específicas da AWS”, disse Brad Glasser, porta-voz da empresa.
Segundo um ex-funcionário, a demissão foi realizada através de um e-mail inesperado anunciando a eliminação de sua posição.
“Pelo que podemos perceber, as decisões foram baseadas principalmente em cargos e visões de alto nível, em vez de uma compreensão detalhada de funções, habilidades ou sobreposição real de responsabilidades”, alegou o funcionário ao site.
De acordo com outro ex-funcionário da AWS, um dos motivos dos cortes foi o compromisso da AWS em adotar IA generativa “como uma forma de otimizar as operações e reduzir o número de funcionários”.
Para ele, os cortes de empregos são “prematuros”, visto que os funcionários da AWS ainda não estariam familiarizados com as ferramentas de IA generativa e não receberam treinamento na tecnologia.
“A falta de uma boa estrutura tecnológica de IA na Amazon está dificultando o acompanhamento daqueles que podem usar modelos muito mais robustos, como o GPT. Isso levanta questões sobre a praticidade e o momento de tal transição”, disse a fonte da AWS”, destacou a fonte.
A Amazon afirmou que oferece aos funcionários bastante tempo para aprender sobre ferramentas de IA e como utilizá-las em suas funções, e informou que muitos já as utilizam com eficácia.
No entanto, o The Register não recebeu nenhuma negação oficial de que a AI não contribuiu para essas demissões.
No mês passado, Andy Jassy, CEO da Amazon, enviou um memorando alertando que empregos desapareceriam na Amazon à medida que a empresa implementasse mais IA.
“Esperamos que isso reduza nossa força de trabalho corporativa total, pois obtemos ganhos de eficiência com o uso extensivo da IA em toda a empresa”, disse Jassy aos funcionários.
As fontes do site britânico também citam que mudanças no marketing da AWS, que está no meio da transição para o Adobe Managed Services, também podem ter contribuído para as demissões. A informação foi negada pela Amazon.
Um porta-voz da AWS acrescentou que, apesar dessas demissões, o número total de funcionários aumentará, pois a unidade de negócios tem milhares de vagas em aberto.