A Eucatex, uma das maiores indústrias brasileiras de painéis de madeira, pisos, portas e tintas, deu um up na sua segurança, com a adoção Cloudflare E-mail Security, uma solução que detecta campanhas de phishing e bloqueia e-mails maliciosos.
O projeto teve consultoria da Tripla, uma empresa de Minas Gerais especializada em cibersegurança, e resultou numa redução de 80% e-mails maliciosos recebidos pela Eucatex.
A Eucatex passou por um aperto em 2024, quando um e-mail de phishing recebido por um funcionário acabou levando a parada temporária do sistema de gestão da empresa e do correio eletrônico corporativo, felizmente sem comprometer os bancos de dados.
Além da proteção propriamente dita, a Eucatex também adotou o PhishX, uma ferramenta brasileira que simula ataques para testar a vulnerabilidade real dos usuários e promover treinamentos direcionados.
“Hoje conseguimos identificar exatamente quem está caindo nos testes e reforçar a conscientização com vídeos, campanhas e ações internas. Esse passo foi essencial para criarmos uma cultura de segurança estável e evitarmos os descuidos”, afirma Márcio Crespo Candido, gerente corporativo de TI da Eucatex.
Em uma simulação recente, apenas 1,08% dos funcionários — de todos os níveis da empresa, inclusive diretores — clicaram no “ataque fake”.
Os planos futuros da Eucatex incluem a implementação do Trisky, VDI desenvolvido pela Tripla, uma plataforma de software que permite o acesso remoto ao ambiente de trabalho a partir de qualquer dispositivo ou local, de forma segura.
Além disso, também há planos na aquisição de produtos Dahua, parceria Tripla especializada em segurança eletrônica e focada em videomonitoramento inteligente.
Fundada em 2015, a Tripla tem sedes em Belo Horizonte e São Paulo e atende mais de 500 clientes em todo o país.
Já a Eucatex conta com seis fábricas em São Paulo e Pernambuco e possui mais de 100 linhas de produtos, empregando cerca de 3 mil funcionários.