A Ford implementou a SAI APP, plataforma de inteligência artificial embarcada desenvolvida pelo Grupo Stefanini, para possibilitar aos clientes o agendamento de revisões e manutenções por meio de um aplicativo próprio.
Segundo a montadora, o projeto trouxe maior agilidade e facilidade na hora do cliente selecionar uma concessionária, horário e consultor de atendimento para seguir com o agendamento.
A funcionalidade “Leva e Traz”, por exemplo, permite que o usuário escolha onde será feita a retirada e devolução do veículo.
Além disso, a companhia observou redução de burocracias, aumento de transparência e confiança e eficiência operacional e diminuição do retrabalho.
Nos últimos 12 meses, a empresa notou um salto de 9% para 33% na taxa de agendamentos on-line. Isso fez com que a satisfação dos clientes chegasse à nota máxima de 5 estrelas em 83% das avaliações.
A Ford também registrou um aumento de 38% na eficiência operacional e de 124% no número de itens entregues por sprint.
Já a redução de custos de infraestrutura experimentou uma queda de 66% com a migração para a nuvem e cultura FinOps.
Com o sucesso do projeto na América do Sul, a Ford decidiu expandi-lo para Tailândia, Vietnã e Filipinas.
Fundada em 1903 pelo engenheiro mecânico norte-americano Henry Ford, a Ford produziu automóveis no Brasil de 1919 até 2021. No ano passado, a empresa registrou receita de cerca de U$S 185 bilhões.
Já a Stefanini faturou R$ 8 bilhões no ano passado, uma expansão de 14% em relação a 2023 (desse total, 60% veio de fora do país, o que torna a Stefanini um caso raro de internacionalização no setor de TI brasileiro). Para este ano, a meta é crescer 15%, chegando a R$ 12 bilhões.