Fraudes digitais afetam 63% dos consumidores no Brasil, aponta estudo

Uma nova edição do Relatório do Varejo 2025, elaborado pela Adyen, revela  que 63% dos consumidores brasileiros já foram vítimas de algum tipo de fraude envolvendo pagamentos. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (16), mostram o impacto crescente dos golpes digitais no comportamento do consumidor e nas finanças do varejo. O levantamento teve alcance global, mas com participação no Brasil com 2 mil consumidores e 500 varejistas.
Segundo a pesquisa, somente em 2024, 42% dos brasileiros sofreram algum tipo de golpe financeiro, com perdas que aumentaram significativamente. O prejuízo médio passou de R$ 2.022,46 no ano anterior para R$ 2.903,96, uma alta de 44%.
No setor empresarial, a situação também é alarmante. Cerca de 60% dos varejistas brasileiros relataram prejuízos com fraudes que chegam a R$ 4,35 milhões. A média global é ainda mais alta: R$ 11,2 milhões em 2024, ante R$ 8,3 milhões em 2023. Além disso, 22% das empresas afirmam que os custos com estornos e transações fraudulentas comprometem significativamente sua saúde financeira.
Outro dado preocupante é o crescimento nas tentativas de fraude: 30% das empresas notaram aumento dessas ocorrências no último ano. Além disso, 48% das empresas já utilizam IA como ferramenta de prevenção contra fraudes, e 41% planejam ampliar os investimentos em IA para reforçar a segurança das transações.
O receio de ser enganado também tem mudado o comportamento dos consumidores. Um em cada quatro (25%) evita salvar dados bancários em dispositivos, por medo de exposição. Além disso, 31% usam autenticação por biometria nas compras e 26% sentem-se mais seguros quando há exigência de verificação em dois passos. Veja o  Relatório

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