A FTD Educação, empresa de materiais didáticos e sistemas de ensino, passou a adotar ferramentas de inteligência artificial (IA) da Adobe, como o Adobe Firefly, para otimizar processos e projetos de educação.
O uso começou na área de marketing da empresa, já que o Firefly, por meio da IA generativa, auxilia na criação e edição de imagens, fotos, áudios e vídeos. Depois, a instituição passou a replicar as funcionalidades para outras áreas.
De acordo com a FTD, somente no setor de marketing obteve-se um ganho de 40% em produtividade nas atividades e 50% na personalização de projetos.
“Nosso trabalho com o Adobe Firefly mostra que a IA é uma aliada. Com essa ferramenta, conseguimos otimizar processos e dedicar mais tempo à criação de experiências relevantes de comunicação e relacionamento com nossos públicos”, afirma Roberta Campanini, diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da FTD Educação.
O Adobe Firefly foi considerado essencial também na confecção de materiais de educação, pois, além de trabalhar integrado com o Photoshop e o Illustrator, roda em português e respeita os direitos autorais, um aspecto importante para o setor educacional.
Desta forma, foi possível produzir materiais didáticos em escala, por meio da estratégia de content supply chain, e assim explorar ainda mais o recurso do Adobe Commerce como canal de vendas B2C.
Como a FTD e a Adobe possuem uma parceria antiga, o próximo passo é expandir o uso da plataforma para o B2B.
“Nosso objetivo é apoiar empresas de soluções educacionais como a FTD Educação em toda a esteira de produção de conteúdo, impactando não só a eficiência operacional, mas também a personalização da experiência do cliente, com total segurança”, afirma Karina Oliveira, diretora de contas da Adobe no Brasil.
A FTD Educação foi criada em 1902 pelos Irmãos Maristas, com a função de integrar escolas, estudantes, professores e sociedade.
A instituição conta com materiais didáticos e de literatura, soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros) e o uso de novas tecnologias como apoio educacional.
A empresa está presente em todo o país, com sede em São Paulo e parque gráfico em Guarulhos, além de filiais, distribuidoras e casas de atendimento distribuídas em diversos estados.
A FTD vem criando um ecossistema de soluções educacionais e fez aquisições estratégicas, como a da edtech Pontue (correção de redações com IA) e participações em plataformas como Estuda.com e Diário Escola.
A Adobe tem sede em San Jose, Califórnia, e atua desde 1982 com forte presença nos segmentos de digital marketing e design. No ano passado, sua receita atingiu US$ 21,51 bilhões.