A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, disponibilizou para o Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios sediado em Porto Alegre, uma plataforma de conteúdo on-line desenvolvida em conjunto com a Ada, edtech de tecnologia voltada para o setor B2B.
Batizada de Data4All, a solução será oferecida aos mais de 18 mil participantes do Geração Caldeira, programa de capacitação para jovens do Caldeira.
A plataforma oferece acesso a uma trilha de conteúdo complementar sobre IA generativa, cloud, dados, além de 200 aulas abrangendo conteúdos de programação, tecnologia, ciência de dados e desenvolvimento de soft skills.
Disponível a toda a sociedade no Brasil, Peru e México, o sistema já alcançou mais de 2 mil cursos concluídos e 422 provas realizadas, com mais de 10 mil alunos na base de dados.
A plataforma também é utilizada no programa G.Data, focado na formação em análise de dados, que capacita colaboradores da Gerdau a solucionar desafios reais por meio da aplicação da ciência de dados.
“A parceria do Caldeira com a Gerdau reforça a importância de programas educacionais prepararem jovens talentos da rede pública para trabalharem na nova economia. O Data4All é uma grande oportunidade para os alunos do Geração Caldeira terem acesso a conteúdos de alta qualidade sobre ciência de dados e IA”, comenta Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira.
O Instituto Caldeira foi inaugurado em 2021, em um projeto liderado pela nata empresarial gaúcha, representada por nomes como as famílias Renner, Ling, Goldstein e Herrmann.
Atualmente, o hub abriga mais de 120 companhias residentes e startups, além de instituições do poder público e universidades.
A lista de residentes conta com empresas tradicionais, como Renner, Sicredi, Panvel, Vulcabras Azaleia, Banrisul, RBS e Randon, e da nova economia, como Agi, 4all, Nelogica, Banco Topázio, SafeWeb, Zenvia, Meta e StartSe.
O Geração Caldeira é destinado a alunos e ex-alunos de escolas públicas que desejam trabalhar no mundo da inovação e da tecnologia.
No programa, os alunos recebem capacitação com especialistas do mercado, acesso ao ecossistema do Caldeira, bolsa-auxílio durante a etapa presencial e conexão com oportunidades de trabalho.
Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. A indústria está presente em nove países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos.
Criada em 2019, a Ada possui uma plataforma para capacitar profissionais através de cursos que duram entre cinco a nove meses. Hoje, a edtech já atende 3,5 mil alunos de companhias como Google, Uber e Santander.
Além disso, a startup oferece uma ferramenta de avaliação de conhecimento que ajuda as empresas a determinarem o nível de senioridade de seus contratados.