Guardião Cibernético 7.0 será feito simultaneamente em Brasília e Belém

O Exército Brasileiro vai promover, entre 15 e 19 de setembro, a 7ª edição do Exercício Guardião Cibernético (EGC 7.0), considerado o maior do hemisfério sul voltado à defesa cibernética. A iniciativa ocorrerá simultaneamente na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, e no Comando Militar do Norte (CMN), em Belém.

Sob a coordenação do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), o exercício tem como objetivo reforçar a segurança e a resiliência das infraestruturas críticas nacionais — como energia, comunicações, finanças e transporte — essenciais para a sociedade e para a Defesa Nacional.

O evento reunirá mais de 160 instituições, incluindo Forças Armadas, órgãos governamentais, agências reguladoras, operadores de infraestrutura e entidades parceiras. Por meio de simulações construtivas e virtuais, os participantes testarão planos de contingência, desenvolverão soluções inovadoras e validarão estratégias para fortalecer a capacidade do país de reagir a ataques cibernéticos complexos e coordenados.

Nesta edição, Belém terá papel estratégico com a instalação de um hub de operações, em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025. A ação busca proteger os sistemas digitais e de informação que darão suporte ao evento, de grande visibilidade internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!