Um jovem de 18 anos, suspeito de um ataque hacker ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foi preso na cidade de Itumbiara, no interior de Goiás.
A Polícia Civil do Piauí, em parceria com a Polícia Civil de Goiás, deflagrou a Operação Hard Reset e encontrou o jovem em uma casa. Segundo os agentes, o local estava em situação degradante, com muita sujeira e lixo, mas com o computador ligado.
Os agentes deram voz de prisão e apreenderam um computador, um celular e um HD para análise.
Segundo Yan Brayner, delegado responsável pelo caso, em entrevista ao site Antena 10, que cobre o estado do Piauí, o jovem já é conhecido das autoridades e estava sendo investigado pela invasão do sistema do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e do Superior Tribunal de Justiça.
Desta vez, o suspeito teria obtido acesso às credenciais de um juiz do TJ-PI, invadido o sistema da instituição, emitido ordens judiciais falsas e realizado bloqueios bancários.
O principal alvo do ataque do cibercriminoso teria sido um hacker rival. O jovem cadastrou o nome do “concorrente” no banco de mandados de prisão por pensão alimentícia e bloqueou seus bens no sistema do Sisbajud.
A ação só foi comunicada às autoridades depois que o juiz notou o acesso ilícito feito em seu nome.
A polícia comunicou que, mesmo com a prisão, a investigação ainda está em curso para entender se o jovem agia sozinho ou fazia parte de alguma organização criminosa.