Hackers roubam inscrições por PIX usando o Concurso Unificado do Governo

Uma campanha de phishing organizada por cibercriminosos está buscando obter pagamentos de PIX utilizando nada menos do que 120 falsos domínios, nos quais um site imita as páginas do Concurso Nacional Unificado (CNU). A ação criminosa foi denunciada pela Swarmy, empresa brasileira especializada em soluções de segurança digital e antifraude, a campanha simula o site oficial do CNU, checa o CPF da vítima por meio de uma API clandestina, exige pagamento via PIX dinâmico e finaliza exibindo a assinatura EFISA.

Segundo levantamento da Swarmy, já existem centenas de PIX feitos para os autores da campanha e muitas reclamações no Reclame Aqui de pessoas que viram anúncios da campanha e encontraram um dos sites falsos, nos quais são simuladas e cobradas falsas inscrições no concurso.

No Reclame Aqui, uma das reclamações diz: “No dia 13/07, foi realizar a inscrição para o CNU 2025. Entrei num link que me levou a um site para realização da inscrição e o pagamento, feito pela plataforma de vocês. Havia estranhado aspectos do site, como o baixo detalhamento dos cargos como opção, entre outras coisas, mas não me liguei de imediato no que estava acontecendo. Depois do pagamento da taxa de inscrição de R$70,00, eles me pediram uma taxa adicional de R$43,67 para emissão de nota fiscal, e ai que percebi que havia algo errado. Olhei no reclameaqui, e vi que outras pessoas haviam sido [Editado pelo Reclame Aqui] da mesma forma.

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vão até às 23h59 de 20 de julho, horário oficial de Brasília. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela organização do concurso.

*Com informações do site CISO Advisor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!