O Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) adotou a solução da Bionexo, healthtech brasileira especializada em soluções para o setor da saúde, para modernizar sua gestão financeira.
Devido ao grande fluxo de atendimentos, a instituição precisava evitar o represamento de contas e garantir maior previsibilidade no fluxo de caixa.
Com a solução implantada utilizando inteligência artificial e robôs de automação, a empresa modernizou a infraestrutura e integrou áreas como assistência, auditoria, faturamento e financeiro. Isso fez o hospital diminuir os pontos críticos de impacto em suas receitas.
Cerca de 26 mil contas foram processadas em um único mês, o que equivale a 80% do atendimento, somente a partir de processos automatizados e sem qualquer intervenção manual.
Segundo o hospital, essa modernização trouxe resultados diretos nos processos de autorizações com operadoras de saúde, registro de insumos, análise e envio de contas e retorno das operadoras e pagamento, contribuindo para a sustentabilidade financeira.
O Hcor diminuiu os erros manuais, evitou retrabalhos e atrasos no envio de contas aos convênios e passou a liberar as equipes das tarefas operacionais repetitivas, fazendo com que esses profissionais atuem em atividades mais complexas e estratégicas.
Em atuação desde 1976, o Hcor trabalha com mais de 50 especialidades médicas, entre elas cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia, além de possuir um centro próprio de medicina diagnóstica.
O hospital conta com mais de 30 leitos e um prédio destinado a 40 consultórios médicos.
Já Bionexo é uma healthtech multinacional brasileira fundada em 2000, especializada em soluções de Software as a Service (SaaS), que gerencia os processos desde compras até o ciclo da receita.
A companhia possui soluções digitais que automatizam a compra e a venda de insumos hospitalares, além de processos de planejamento, controle e faturamento em hospitais, empresas fornecedoras e indústrias do setor.
Hoje, conecta instituições de saúde a mais de 37 mil fornecedores no Brasil e na América Latina e transaciona, em suas plataformas, cerca de R$ 2 bilhões em volume de compras mensalmente, além de mais de R$ 1 bilhão em faturamento processado.