A Mars Pet Nutrition, divisão de ração para animais da gigante global de alimentos Mars, acabou de lançar uma solução que usa inteligência artificial para analisar dentes de bichos de estimação, uma novidade que tem o dedo de um brasileiro.
Com a novidade, disponível de momento apenas nos Estados Unidos, veterinários podem obter em um app no celular diagnósticos instantâneos a partir dos exames de raios-X da boca de cães e gatos.
Chamado RapidRead Dental, o aplicativo foi desenvolvido sob a liderança do engenheiro brasileiro Fernando Rodrigues Jr, diretor global de AI e Technologias do Futuro da Mars, uma das áreas da operação de serviços da empresa, conhecida no Brasil por marcas como Whiskas e Pedigree.
A IA da Mars detecta sinais de periodontite, perda óssea e outras doenças dentárias. A IA gera um laudo completo a partir de dezenas de imagens por paciente, com indicadores visuais, que facilitam a tomada de decisão pelos veterinários.
“O veterinário, ao receber esse relatório, pode imediatamente partir para o tratamento, evitando que o animal precise ser sedado novamente. Isso reduz o tempo de espera, diminui o sofrimento do pet e melhora a eficiência das clínicas”, explica Rodrigues.
Rodrigues fica baseado nos Estados Unidos, onde lidera o desenvolvimento de soluções digitais aplicadas à saúde de animais de estimação.
O profissional trabalha há seis anos na Mars, sempre em cargos relacionados com IA. No Brasil, atuou em empresas como a gigante de chips Intel e a Adroit Robotics, uma empresa paulista especializada em robótica, além de ter sido pesquisador do CNPq.
Não se trata apenas de agilidade. De maneira geral, faltam especialistas em diagnóstico por imagem na medicina veterinária.
O RapidRead Dental entrega em um poucos minutos um laudo anotações codificadas por cores que facilitam a compreensão sobre a gravidade das doenças dentárias, com uma acurácia de 99,4%.
Atualmente, a ferramenta já é utilizada em 50 hospitais veterinários próprios da Mars e, desde 20 de maio, está disponível para clínicas e hospitais veterinários independentes nos Estados Unidos.
A solução integra o portfólio de inovação digital da companhia, que prevê um investimento global de US$ 1 bilhão em tecnologias aplicadas à saúde e nutrição pet.
A Mars planeja expandir o uso da ferramenta para outros mercados, incluindo Brasil e Europa, nos próximos anos.