IA, conectividade e integração global vão definir a nova era da economia digital, diz o CEO da DE-CIX

Durante sua apresentação nesta quarta-feira, 29, em Lisboa, na abertura do evento Atlantic Convergence 2025, Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, destacou que o ano de 2025 marca um ponto de inflexão na evolução da infraestrutura digital global. Segundo ele, o avanço da Inteligência Artificial e sua integração em todos os setores — da mobilidade à saúde — estão exigindo uma nova geração de redes, data centers e plataformas de conectividade.

Ivanov lembrou que “a IA já é o segundo navegador do Google” — uma metáfora para ilustrar como a tecnologia estará embutida em todos os dispositivos, sensores, robôs e sistemas industriais. Ele enfatizou que a infraestrutura digital precisa acompanhar esse ritmo, oferecendo suporte robusto a diferentes segmentos econômicos, desde energia e logística até o setor financeiro e de saúde.

No campo da saúde, Ivanov observou que a IA já se tornou mais desafiadora do que a defesa cibernética. “Treinar modelos de IA médica requer enorme capacidade computacional de GPUs, data centers hiperescaláveis e conectividade confiável”, afirmou. O executivo destacou que cerca de 20% da população mundial ainda não tem acesso a cuidados básicos, o que torna a aplicação de IA essencial para ampliar o acesso e personalizar tratamentos.

Casos como diagnósticos precisos, cirurgias remotas e ambulâncias inteligentes mostram o potencial da IA combinada a infraestruturas multicloud e roteamento inteligente. Ivanov mencionou que robôs médicos e agentes digitais já reduzem em até 50% os erros clínicos e otimizam o atendimento emergencial por meio do gerenciamento automatizado de tráfego e suporte a decisões em tempo real.

O CEO da DE-CIX também ressaltou o papel dos data centers edge e hiperscale na sustentação desse ecossistema, além da importância da colaboração entre provedores de GPU, operadoras de multinuvem, empresas de transmissão de dados. “A computação distribuída e a comunidade global de GPUs serão a base da próxima década digital. A empresa se prepara para oferecer ao mercado a solução de GPU comunity service provider no primeiro trimestre de 2026 ”, disse.

Para Ivanov, a “fundação da nova era” está no triângulo entre IA, conectividade e integração global. Essa combinação, segundo ele, cria a estrutura necessária para uma economia digital mais inclusiva, segura e eficiente, capaz de transformar não apenas negócios, mas vidas — literalmente salvando-as no ambiente digital.

O jornalista viajou a Lisboa, Portugal, a convite da DE-CIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!