O Ifood, maior plataforma de entregas de alimentos da América Latina, criou, em parceria com sua controladora, a Prosus, um agente de inteligência artificial generativa capaz de compreender voz e texto para utilização no WhatsApp e em seu aplicativo.
Feito a partir de um modelo de IA proprietário, conhecido como Large Commerce Model (LCM), a solução denominada Ailo é capaz de entender comandos em linguagem natural e pretende criar interações baseadas no comportamento e nas ações dos usuários.
A ideia é facilitar e tornar mais rápida a vida do cliente na jornada de compra, sem burocratizar a escolha.
Construída em versão beta, a solução foi testada por mais de 70 mil usuários do Ifood desde o começo do ano. O serviço de delivery foi escolhido para testes justamente por ter um grande leque de opções de produtos.
O sistema foi treinado com base em cliques, buscas, cancelamentos e avaliações, armazenados em uma memória de longo prazo para reconhecer padrões e intenções de compra do brasileiro.
A companhia informa que, nos últimos meses, após mais de 100 mil interações, as chances de compra foram 48% maiores com o uso do Ailo, se comparado com o app tradicional, e tornaram a jornada de compra 33% mais rápida no WhatsApp.
Segundo a Prosus, a infraestrutura do LCM possui dados de transações comerciais de mais de 500 milhões de usuários pelo mundo e cerca de 10 trilhões de tokens, e custa 60 vezes menos do que outros modelos de IA generativa.
Por ser uma holding holandesa, os dados manipulados na plataforma seguem o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), semelhante às regras da LGPD brasileira.
O intuito do Ifood é investir cada vez mais em agentes individuais. Até o momento, já foram criados cerca de 3.500 agentes para tarefas internas da empresa. A empresa pretende injetar R$ 17 milhões em investimentos até o fim do ano fiscal, que acaba em março de 2026.
Há outras tecnologias em andamento na companhia, como os robôs autônomos para deliverys, conhecidos como ADAs, e os drones para serviços de entrega, em fase de testes em Sergipe.
O Ifood também mantém o AGI Club, uma comunidade para desenvolvimento de ferramentas de IA no Brasil, e estima que 30% de seu EBITDA venha da IA.
A Prosus pretende estender o novo modelo de IA proprietário para todo o ecossistema da holding, como a Decolar, Sympla, OLX, entre outras.
Aliás, qualquer pessoa pode passar a interagir com a versão beta da Ailo a partir do número (11) 91150-4025.