Nesta terça-feira, 26, Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, abriu a terceira edição do Oracle Data & AI Forum ressaltando o impacto acelerado da inteligência artificial (IA) na transformação das empresas e da sociedade. “Esses três anos parecem 30, de tanta coisa que já aconteceu”, afirmou.
Maioral destacou que a IA já está presente no cotidiano, muitas vezes de forma imperceptível, e vem transformando não apenas os negócios, mas também áreas como saúde. Durante a apresentação, ele utilizou um avatar próprio para exemplificar como a tecnologia está inserida em diferentes setores, citando o caso da Globo e a produção da novela Vale Tudo, que exige a integração de mais de 820 contratos por mês e a atuação de mais de 200 agentes de IA da Oracle para apoiar processos como suprimentos, finanças e operações.
O executivo ressaltou ganhos concretos, como a redução no tempo de análises de oito horas para apenas uma hora, graças ao uso de relatórios inteligentes. “Inteligência Artificial que traz resultados reais de negócio. É nisso que acreditamos aqui na Oracle”, afirmou.
Adoção em crescimento
Maioral apresentou dados sobre a evolução da adoção de IA. Segundo estudo do Gartner, em 2023, 70% das empresas estavam apenas em exploração, 15% em piloto e 4% em implementação. Em 2024, os números mudaram para 35% em exploração, 38% em piloto e 21% em implementação.
No levantamento realizado pela Oracle durante a edição anterior do fórum no Brasil, 46% das empresas estavam em exploração, 27% em piloto e 27% já em implementação. Este ano, a pesquisa feita em tempo real com o público presente mostrou nova guinada: 21% ainda em exploração, 31% em piloto e quase 50% em produção.
“É sobre como a gente consegue, em conjunto, acelerar essa utilização da inteligência artificial para realmente gerar eficiência e produtividade”, disse o presidente.