A M. Dias Branco, indústria de alimentos cearense dona de marcas como Piraquê, adotou uma assistente baseada em IA generativa desenvolvida pela A3Data, consultoria de dados e de IA, com a plataforma da Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da gigante de e-commerce.
Batizada de Manu, a solução permite que a M. Dias Branco utilize algoritmos para automatizar a coleta, o processamento e a análise dos dados.
Usada para apoiar um time de vendas composto por mais de 300 profissionais, a ferramenta se encarrega da análise de rentabilidade comercial apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil.
Informações como o produto de maior desvio numa determinada regional ou as categorias que mais contribuíram positivamente e negativamente para o modelo de atendimento são alguns exemplos das informações que passaram a ser acessadas de forma mais rápida.
Os gestores também passaram a receber relatórios personalizados com insights sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas.
Além disso, a Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados de forma autônoma.
“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora executiva de investimentos e planejamento financeiro da M. Dias Branco.
Com a solução, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas. Segundo a empresa, isso permite que profissionais alocados em todo o país tenham insights estratégicos que permitam maior eficiência comercial.
“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar e democratizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, avalia Rafael Lima, diretor executivo de TI da M. Dias Branco.
Criada em 1936 por Manuel Dias Branco em Fortaleza, no Ceará, a M. Dias Branco começou como uma padaria. Hoje, é conhecida por marcas populares como Adria, Vitarella, Fortaleza e Pilar, que abrangem uma gama de produtos como massas, biscoitos, bolachas, margarinas e farinhas.
A companhia possui 22 indústrias, sendo 14 fábricas de massas, biscoitos e outros alimentos; sete moinhos de trigo e duas fábricas de cremes e gorduras vegetais, além de 25 filiais comerciais, distribuindo seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Fundada em 2012, a mineira A3Data realiza projetos como a estruturação de data lakes, implantação de self-service analytics e criação de modelos preditivos. A empresa está presente no Porto Digital, em Recife, e no Cubo, em São Paulo.
Entre os seus clientes, estão Stellantis, Localiza, Hermes Pardini, Inter, Take Blip, 123 Milhas, BMG, BTG, Banco Mercantil do Brasil, Pottencial Seguradora, Moura, Farmax, Grupo Elfa, Iveco, Hering, Neon, Cyrela e Afya.
Em setembro de 2021, a Mater Dei comprou 50% da A3Data por R$ 40 milhões, levando a empresa a um valuation de R$ 80 milhões. Parte do valor (R$ 15 milhões) foi para capitalizar o negócio e R$ 25 milhões foram para os sócios, que continuaram na operação.
No mercado há 19 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas.
Além disso, tem planos anunciados para 16 novas zonas de disponibilidade e mais cinco novas regiões no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e a Nuvem Soberana Europeia.
A companhia tem milhões de clientes no mundo, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.