O estado do Mato Grosso fechou uma parceria com o Google e trabalha em 16 projetos para o uso da inteligência artificial na gestão pública, conta o secretário da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Cleberson Gomes. O estado, inclusive, ficou em segundo lugar na categoria Inovação, no índice da ABEP-TIC.
“Estamos colhendo os frutos do investimento que começou em 2019. Nós íamos ser extintos; fizemos um plano, mostramos que era viável ter uma TI pública e avançamos. Contratamos uma plataforma da Estônia e estamos com todos os órgãos públicos integrados e, agora, vamos integrar o judiciário. A inovação gera resultados. Nós acreditamos e fizemos a diferença”, afirmou Gomes ao CDCast/SECOPCast, no SECOP 2025, realizado pela ABEP-TIC, e organizado pela Network Eventos, nos dias 06 e 07 de agosto, em Brasília.
Com a inteligência artificial como prioridade, o Mato Grosso fechou um acordo com o Google e trabalha 16 projetos para o uso da IA na gestão pública. O primeiro produto – uma plataforma de emprego – entra em produção em setembro, mas há aplicações para saúde, educação, entre outros. “Muito importante usarmos a IA e estamos usando o conhecimento de quem sabe fazer”, observa.
A MTI também fechou um acordo de cinco anos, no valor de R$ 350 milhões com a Oi. Segundo Gomes, a conectividade já chegou aos 142 municípios do Mato Grosso. “Temos preocupação com a situação da Oi, mas o nosso acordo está sendo cumprido conforme o cronograma”, detalha. Assista a entrevista com o diretor presidente da MTI, Cleberson Gomes.