A polêmica campanha do Mercado Pago com a cantora Anitta, ex-conselheira do concorrente Nubank, parece ter dado resultado: os downloads do aplicativo do banco digital do Mercado Livre explodiram e hoje ele foi o mais baixado do país em maio.
Segundo dados do Data.ai (App Annie), o Mercado Pago registrou crescimento de 51% entre os meses de março e maio, alcançando a marca de 4,1 milhões de downloads no período da campanha, realizada entre abril e maio.
O gráfico divulgado pelo Mercado Pago não mostra os nomes dos concorrentes, nem dá cifras exatas para maio, mas dá para ver que o Mercado Pago está apenas um pouco por cima do segundo lugar.
No final do ano passado, outra pesquisa da Sensor Tower apontou o Nubank como líder em downloads em 2024, com o Mercado Pago num distante quinto lugar.
Em nota, o Mercado Pago atribuiu o sucesso a nova estratégia de marca com Anitta como nova embaixadora, levando à criação de 6,5 milhões de contas na plataforma.
Ao não dar nome aos bois no seu comunicado para imprensa, o Mercado Pago optou por uma outra estratégia em relação ao que foi a campanha com Anitta, cujo mote era a provocação direta ao Nubank.
Em um vídeo divulgado pelo Mercado Pago, Anitta dizia que o relacionamento com o ex “não estava rendendo” e que ela foi em busca do “relacionamento perfeito”.
Ao final da propaganda, ela faz um apelo à base de fãs e joga uma indireta citando a identidade visual da antiga parceira: “Vai ficar aí roxo de vontade? Vem com a patroa”.
Recapitulando um pouco. Anitta foi contratada pelo Nubank em junho de 2021, com direito a assento no conselho de administração do banco digital, no que acabou se tornando um dos assuntos do ano.
Na época, a fintech fez barulho, afirmando que a artista participaria de reuniões trimestrais com os outros seis conselheiros e a diretoria do Nubank para discutir “decisões estratégicas” do futuro do banco digital.
A medida dividiu opiniões, com um lado apontando que era meio ridículo pretender que Anitta realmente influenciaria decisões de gestão, e outro afirmando que era uma jogada genial para se aproximar do público.
No final do ano, o Brazil Journal cavocou documentos mostrando que o acordo custaria R$ 36 milhões a serem pagos em cinco anos.
Pelo visto, a coisa não foi tão bem assim. A artista deixou a posição em agosto de 2022 e seguiu por um tempo como “embaixadora global”, atuando em campanhas de marketing, até que isso também encerrou, sem maiores alardes.
Assim, apesar de toda provocação, é preciso destacar que Anitta fechou o contrato com Mercado Pago depois de encerrar o do Nubank.
“Sempre mantenho parcerias longas e só mudo quando vejo algo realmente melhor para mim e meu público. Queria garantir mais vantagens aos meus fãs”, disse a cantora, num desses momentos “acredite se quiser”.