Microsoft levou mais de oito horas para reparar serviços de nuvem do Azure

A falha do Azure, da Microsoft, durou cerca de oito horas e foi provocada por uma mudança feita por engano numa configuração interna do Azure Front Door (sistema que distribui o tráfego entre servidores da empresa no mundo todo), explicou a companhia.

A falha afetou uma série de produtos e serviços da companhia, como o Microsoft 365, o Xbox e o Copilot para Segurança, além de clientes corporativos que dependem do Azure para manter seus sistemas online nesta quarta-feira, 21/10. A empresa informa que o serviço já foi restaurado, após um processo de recuperação gradual que exigiu reconfigurar e reequilibrar milhares de servidores.

De acordo com a Microsoft, a alteração de configuração aplicada por engano no Azure Front Door criou um estado inconsistente na infraestrutura global do serviço. Por conta disso, parte dos servidores deixou de responder, o que sobrecarregou os que ainda estavam ativos. Além disso, o sistema de segurança que deveria bloquear alterações incorretas também falhou. Um defeito de software permitiu que a configuração passasse pelas verificações internas sem ser barrada.

O resultado foi uma interrupção em cadeia que afetou desde aplicações corporativas até produtos usados no dia a dia, como o Office e o Xbox. O apagão começou às 12h45 (horário de Brasília) e se espalhou rapidamente tanto que o problema foi sentido no mundo todo – de plataformas corporativas a jogos online.

Segundo o Downdetector, o pico de reclamações ultrapassou 18 mil registros no mundo e cerca de 700 no Brasil, concentrados em falhas de conexão, lentidão e dificuldade para acessar sites.

Entre os serviços da Microsoft afetados estavam o Microsoft 365, o Xbox, o Azure SQL Database e ferramentas corporativas como o Defender, o Purview e o Sentinel, usados em áreas de segurança e análise de dados. O apagão também atingiu grandes companhias que dependem da nuvem da Microsoft. A Alaska Airlines e a Hawaiian Airlines relataram instabilidades em seus sites e aplicativos, enquanto o aeroporto de Heathrow, em Londres, e a Vodafone tiveram interrupções temporárias, segundo a Reuters.

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