A Motiva, empresa paulista atuante na gestão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, implementou o IBM Planning Analytics com a CTI Global, especializada em gestão corporativa, para transformar seus dados brutos em insights em tempo real.
Segundo a companhia, o projeto surgiu da necessidade de substituir uma antiga ferramenta para atualizar as previsões de longo prazo e apoiar decisões importantes com mais rapidez.
Agora, a solução da IBM é responsável por auxiliar na tomada de decisões e nos cálculos de tendências de longo prazo da empresa.
De acordo com José Freitas, diretor de planejamento corporativo da Motiva, a adoção do Planning Analytics tem beneficiado diversas áreas do grupo, incluindo planejamento econômico e eliminações contábeis.
“A ferramenta tem se mostrado essencial para fornecer informações em tempo real e auxiliar a tomada de decisões, o que tem um impacto direto no retorno para os acionistas”, afirma Freitas.
Com o projeto, a Motiva conseguiu reduzir em três vezes o tempo de seus exercícios de orçamento. Na interface com SAP, a plataforma reduziu custos e tornou-se uma solução mais econômica em comparação ao software utilizado anteriormente.
A IBM Planning Analytics também fornece um assistente de inteligência artificial generativa no processo de planejamento e tomada de decisões, análise da lucratividade e de cenários hipotéticos, aumentando a velocidade e precisão das decisões.
No mercado há 25 anos, a Motiva possui 39 ativos em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente.
Em mobilidade urbana, transporta diariamente 3 milhões de passageiros por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas. Em aeroportos, embarca 43 milhões de clientes anualmente com 17 unidades no Brasil e três no exterior.
Presente no Brasil desde 1992, a CTI Global desenvolve sistemas de informação para médias e grandes corporações, oferecendo soluções sob medida. Seu portfólio de clientes é composto por nomes como CVC, Caixa Seguros, Bayer, Heineken, Vale, Samarco, Itaú e Raízen.