A Natura contratou a CI&T, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do Brasil, para melhorar a experiência do usuário na interface dedicada às consultoras Natura e Avon, com foco em pessoas com deficiência.
Segundo a companhia, o projeto busca impactar positivamente cerca de 1,8 milhão de usuários, oferecendo jornadas mais intuitivas, acessíveis e adaptadas às diferentes necessidades de navegação.
Para isso, mais de 60 profissionais das áreas de produto, tecnologia e design — reunindo especialistas da Natura, CI&T e parceiros — atuam de forma colaborativa para adaptar e identificar novas necessidades ao longo do tempo.
O trabalho tem se desenvolvido com base em três frentes principais: diagnóstico técnico, participação ativa de pessoas com deficiência e capacitação contínua das equipes.
No aspecto técnico, ferramentas como o Flow, desenvolvido pela CI&T, utiliza inteligência artificial para avaliar interfaces digitais conforme as diretrizes internacionais Web Content Accessibility Guidelines, referência global para acessibilidade na web — e os princípios de A11Y, termo que representa o movimento mundial em prol da inclusão digital.
Conforme a CI&T, a IA permite identificar barreiras menos evidentes, sugerir melhorias em tempo real e automatizar verificações recorrentes em plataformas digitais.
Entre as funcionalidades aplicadas, estarão a correção de falhas de contraste, ausência de textos alternativos em imagens e problemas de navegação por teclado, aspectos fundamentais para garantir autonomia a usuários com deficiências visuais ou motoras.
Para chegar nesse resultado, quatro colaboradores da CI&T com deficiência participam diretamente da criação e validação das interfaces.
“Incluir pessoas com deficiência no desenvolvimento não é apenas uma questão de representatividade — é o que torna a iniciativa mais funcional e conectada com a realidade de quem usa. São essas vivências que orientam soluções mais empáticas e eficazes. Esse é, sem dúvida, um bom exemplo de uso da IA a favor das necessidades humanas,” afirma Cinthia Oliveira, head global de ESG da CI&T.
Workshops de empatia e treinamentos com lideranças e times de design também fazem parte do projeto.
A Natura &Co reúne as marcas Natura, fundada em 1969, e Avon, comprada pela brasileira em 2019. Juntas, elas somam mais de 200 milhões de clientes, quase 7 milhões de consultoras e representantes, 900 lojas e franquias e 22 mil colaboradores.
No mercado desde 1995, a CI&T foi criada em Campinas, no interior de São Paulo, e atende atualmente mais de 100 grandes empresas com o auxílio de mais de 6,5 mil profissionais em 10 países.
A companhia atua com soluções de inteligência artificial, experiência do cliente, desenvolvimento de software, serviços em nuvem e dados.