ANeo4j, plataforma de inteligência em grafos, anunciou um investimento de US$ 100 milhões para acelerar sua posição como infraestrutura crítica para inteligência artificial generativa (GenAI) e como camada de conhecimento padrão para sistemas baseados em agentes de IA (agentic systems). O investimento financia a inovação de produtos, incluindo duas novas soluções, e o lançamento de um dos maiores programas de startups para empresas nativas de IA até hoje, apoiando 1.000 startups em todo o mundo pelos próximos 12 meses.
O anúncio acontece em um momento em que empresas enfrentam dificuldades para levar projetos de GenAI da fase piloto até a produção final. Uma pesquisa do MIT aponta que 95% dos projetos pilotos falham em gerar resultados. O relatório diz que a “qualidade do modelo falha sem contexto” e destaca a falta de memória e de aprendizado como uma das principais razões para esses fracassos. A
Novos produtos reduzem a complexidade na criação de agentes de IA
A Neo4j anunciou duas novas soluções que resolvem um dos principais desafios das empresas: a dificuldade em construir agentes inteligentes baseados em dados organizacionais.
Muitas empresas enfrentam obstáculos para desenvolver agentes de IA — desde dados presos em silos até ferramentas desconectadas e a falta de especialistas qualificados. As novas soluções da Neo4j reduzem essas barreiras.
- Neo4j Aura Agent: solução em acesso antecipado que permite criar, testar e implantar agentes de IA baseados diretamente nos dados da empresa em poucos minutos. Oferece orquestração automatizada de ponta a ponta e AIOps (Inteligência Artificial para Operações de TI) para recuperação de conhecimento baseada em grafos. O lançamento deve estar totalmente disponível até o 4º trimestre deste ano.
- Model Context Protocol (MCP) Server: integra memória e raciocínio baseados em grafos a qualquer agente ou aplicação de IA existente. Suporta consultas em linguagem natural, criação automática de modelos de dados em grafos, memória persistente e gerenciamento automatizado de instâncias do Neo4j AuraDB. A versão totalmente compatível estará disponível no 4º trimestre.
Juntos, o Aura Agent e o MCP Server oferecem às empresas um caminho mais rápido e confiável para explorar a IA baseada em agentes, com precisão, explicabilidade e pronta para produção.
Programa de startups apoia um dos maiores grupos de empresas nativas em IA
A Neo4j também anunciou um novo Programa de Startups, que formará um dos maiores grupos dedicados de empresas nativas de IA até hoje, selecionando e apoiando mais de 1.000 startups em todo o mundo nos próximos 12 meses. Os participantes terão acesso a créditos em nuvem, capacitação técnica e suporte para levar produtos ao mercado, ajudando-os a construir e escalar sistemas baseados em agentes com tecnologia de grafos.
“Oito em cada dez startups nativas de GenAI com quem converso estão migrando para a plataforma da Neo4j”, disse David Klein, cofundador e sócio-diretor da One Peak e membro do Conselho da Neo4j. “Elas me dizem que é a escolha natural quando se leva a sério a construção de sistemas inteligentes com contexto e memória.”
O Programa de Startups conta com 208 membros, incluindo Firework, Garde-Robe, Hyperlinear, Mem0, OKII, Rivio e Zep.
Nomeações executivas para apoiar crescimento e expansão
A Neo4j anunciou a promoção de Sudhir Hasbe a Presidente e Diretor de Produto, reconhecendo seu papel na promoção da inovação e no crescimento da plataforma. No início deste ano, a empresa nomeou Mark Woodhams, ex-Oracle e veterano em software corporativo, como Diretor de Receitas.
A empresa também contratou Ajay Singh como Chefe de Engenharia de Campo Global. Singh veio da Databricks, onde ajudou a expandir a engenharia de campo durante o rápido crescimento da empresa, e será responsável pela engenharia de soluções, arquitetura, serviços profissionais e sucesso do cliente na Neo4j.
“Essas mudanças na liderança, combinadas com nosso investimento e lançamentos de produtos, preparam a Neo4j para seu próximo capítulo como a plataforma de inteligência em grafos para aplicações inteligentes e sistemas de IA”, disse Eifrem.
A Neo4j é utilizada por 84 das 100 maiores empresas globais (Fortune 100) e por mais da metade das Fortune 500. Ela alimenta implantações autônomas baseadas em agentes na Uber, Walmart, Klarna, entre outras, fornecendo memória estruturada, relacionamentos e contexto necessários para que os agentes possam raciocinar, agir e memorizar — a base para uma IA baseada em agentes de nível de produção.