“O Acre existe e quer ter IA e transformação digital”, diz o secretário Paulo Roberto

O Acre surpreendeu e despontou em quarto lugar no ranking nacional da ABEP-TIC na oferta de serviços digitais, depois de estar na última colocação dois anos antes. “O Acre existe e quer ter Inteligência Artificial e transformação digital”, comemora o secretário de Administração, Paulo Roberto da Silva. No estado, a TI está sob o guarda-chuva da sua gestão, até porque a Prod – Acredata – está sendo extinta.

“Não temos como salvar a Acredata, mas depois dessa premiação, vamos fazer de tudo para termos uma nova Prod, com recursos e condições de ajudar na transformação digital”, conta Paulo Roberto, em entrevista ao CDCast/SECOPCast, realizada no SECOP 2025, realizado pela ABEP-TIC e organizado pela Network Eventos.

Paulo Roberto diz que ainda há muito por fazer. “A energia melhorou, mas a conectividade precisa avançar mais para todos os municípios”, diz. O secretário reconhece que o estado está muito atrasado em relação à Inteligência Artificial. “Temos de acender a chama da IA em nossos servidores”, admite.

Outro ponto relevante é fomentar o letramento digital. “O Acre não é São Paulo, Rio de Janeiro. As pessoas têm baixa instrução e temos de pegar no braço para ensinar usar o aplicativo, usar o celular”, relata. A comemoração pelo quarto lugar será grande, mas há planos de voar mais alto.

“Quero ter saúde digital em todo o Estado. Para isso, decidimos não cobrar pelo acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações) aos municípios para tê-los ativo na integração de dados. O serviço digital é para o cidadão. Estado e município têm de fazer juntos”. Assista a entrevista com o secretário de Administração do Acre, Paulo Roberto da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!