O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a ameaçar com a imposição de tarifas de importação significativas aos fabricantes de chips que não transferissem a produção para o país, informou a Reuters, adicionando mais incerteza aos planos de longo prazo da cadeia de suprimentos das empresas.
Trump afirmou sem rodeios: “Se eles estão entrando, construindo ou planejando entrar, não haverá tarifa. Se eles não estão entrando, há tarifa”, escreveu a agência de notícias.
No início de agosto, Trump alertou as empresas de que os EUA aplicariam tarifas de 100% sobre as importações de chips, mas observou que os fabricantes de chips com instalações no país ou com planos de construir estariam isentos da taxa proposta.
As maiores empresas de semicondutores, incluindo a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Samsung e SK Hynix, possuem fábricas nos EUA e se comprometeram a expandir suas operações, após pressão do governo.
O presidente, agora, aguarda a decisão da Suprema Corte sobre a decisão de um tribunal inferior que declarou a maioria de suas tarifas comerciais abrangentes ilegais.