A Viação Ouro e Prata, empresa de transporte rodoviário sediada em Porto Alegre, desenvolveu uma solução para rastrear em tempo real, via satélite, toda a sua frota de ônibus com um investimento de R$ 1,5 milhão.
Segundo a companhia, o valor foi investido em diferentes frentes, incluindo a aquisição de equipamentos e a ampliação da infraestrutura de servidores para suportar a ferramenta batizada de OPMaps.
Em desenvolvimento há mais de quatro anos, o projeto passou por diversos testes e foi totalmente integrado à grade operacional da empresa, conectando sistemas como os de venda de passagens, escala, rastreamento e outras funcionalidades.
A plataforma conta com as ferramentas da Zabbix, multinacional de software de monitoramento de TI, e da GA4, mais recente versão da solução de análise de dados do Google, que já faziam parte da estrutura de TI da Ouro e Prata.
Além disso, a viação conta com uma equipe dedicada que atua diretamente no Centro de Controle de Operações, acompanhando em tempo real todas as informações da frota por meio do sistema de telemetria e oferecendo todo o suporte necessário para manter o OPMaps sempre atualizado e em funcionamento.
Hoje, 95% da frota está equipada com a solução e o planejamento é de que, até final de julho, todos os ônibus já estejam utilizando a ferramenta.
Com ela, os passageiros podem observar o trajeto do ônibus direto de seu celular, assim como compartilhar a localização com amigos e familiares, mesmo sem rede de internet ou sinal.
Para isso, basta acessar o site da empresa, inserir o número do bilhete e visualizar, imediatamente, a posição atual do ônibus no mapa, bem como a próxima parada de embarque ou desembarque. A atualização da localização é feita a cada 30 segundos.
Fundada em 1939, a Ouro e Prata conta com uma frota de 220 ônibus e realiza 160 viagens diárias, atendendo 200 mil passageiros ao mês. A viação atua em 10 estados, com mais de 400 destinos.