Por risco da apagão, Google reduz consumo de energia em data centers de IA nos EUA

Como o uso intensivo da Inteligência Artificial supera o fornecimento de energia e há o temor de apagões nos Estados Unidos, o Google assinou acordos com duas concessionárias de energia elétrica dos EUA – Indiana Michigan Power e a Tennessee Power Authority – para reduzir o consumo de energia de seus data centers de IA durante períodos de alta demanda na rede.

Os acordos com as concessionárias abrangem a redução do uso de energia nos data centers da gigante da tecnologia quando solicitados pelas concessionárias de energia elétrica para liberar espaço na rede, já bastante demandada.

Estes são os primeiros acordos formais do Google em programas de resposta à demanda com concessionárias de serviços públicos para reduzir temporariamente suas cargas de trabalho de aprendizado de máquina, um subconjunto da inteligência artificial.

“Isso permite que grandes cargas de energia, como data centers, sejam interconectadas mais rapidamente, ajuda a reduzir a necessidade de construir novas usinas de transmissão e energia e ajuda as operadoras de rede a gerenciar suas redes de forma mais eficaz e eficiente”, afirmou o Google em uma publicação em seu blog. Os detalhes do acerto não foram revelados pelas partes, mas em outras áreas, a redução de consumo no período de pico gera economia na conta final de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!